MNSL incentiva campanha pela doação de leite materno

O relatório gerencial da Unidade, observado nesta  sexta-feira, 13, informa que 852 doadoras internas e externas participaram da campanha pela doação (Foto: SES)

A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, responsável pelo atendimento a gestante e bebês de alto risco, vinculada ao Banco de Leite Humano Marly Sarney, beneficiou no período de janeiro a outubro, 1.431 bebês prematuros. Foram coletados 1.018 litros de leite  na instituição. O relatório gerencial da Unidade, observado nesta  sexta-feira, 13, informa que 852 doadoras internas e externas participaram da campanha pela doação.

A gerente do banco de leite, enfermeira, Magda Dória, destaca a importância da rede de Banco Estadual de Sergipe que é formada  pelo Banco de Leite Humano Marly Sarney (BLH), Banco de Leite Irmã Rafaela Pepel, Banco de Leite Zoéd Bittencourt e o Posto de Coleta Santa Isabel.

A rede de bancos de leite recebe mães com dificuldade de amamentação.
“Orientamos as mães sobre como  devem  amamentar os filhos, com dicas de como posicionar a criança, como sugar o leite, estimulando o aleitamento materno”, disse Magda.

Ela explicou que toda mulher que esteja amamentando e com leite em excesso pode se tornar uma doadora e fazer a doação em sua própria casa, não sendo necessário se locomover até a maternidade.
Para entrar nesse voluntariado é só entrar em contato com o BLH e manifestar a intenção de colaborar disse a gerente do banco.

Segurança 

O leite coletado pela mãe é transportado por funcionário do serviço, que se orienta por regiões/bairros próximos, arcondicionando em caixas isotérmicas, contendo gelo reciclável, com termômetro de máxima e de mínima temperatura, o qual é levado o mais rápido possível para o BLH. Lá é passado álcool a 70% em todos os vidros e acondicionado no freezer específico para depois ser pasteurizado.
Frascos de Vidro – Para estocar esse leite doado, são necessários frascos de vidros com tampas de plástico, como os de café solúvel. Esse material é esterilizado e seguro, pois é resistente ao congelamento e descongelamento. Esse processo evita que o leite não perca os seus nutrientes. Também não acumula cheiro e nem resíduos com o uso da tampa de plástico.

Contatos

Banco de Leite Humano Marly Sarney: Banco de Leite Humano Marly Sarney:  Rua Mato Grosso, S/N, bairro José Conrado de Araújo . Tel: (79) 3226 6301/ 988211996. Aracaju (SE) Email blhumano.mhfb@saude.se.gov.br.
Maternidade Nossa Senhora de Lourdes: Avenida Presidente Tancredo Neves. Bairro América. Aracaju (SE).

Banco de Leite Humano Irmã Rafaela Pepel: Rua Jackson de Figueiredo, 401. Centro, Itabaiana (SE). CEP 49500-00. Telefone (79) 3431-2290. Fax (79) 3431-2290. Email diretoria@msjose.com.br.

Maternidade Zacarias Júnior/Banco de Leite Humano Zóed Bittencourt: Rua Hiipólito Santos. Centro, Lagarto (SE). CEP 49400-000. Telefone (79) 3631-2723. Fax (79) 3631-9319. Email bancodeleite@maternidadelagarto.com.

Coleta – Posto de Coleta do Hospital Santa Isabel “Dr. Fernando Guedes”: Avenida Simeão Sobral. Bairro Santo Antônio. Aracaju (SE). CEP 49060-640. Telefone (79) 32124900. Fax (79) 3236-2053

Fonte: Ascom/SES

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais