Mobilização solidária reúne doadores de sangue em Lagarto

A coleta externa contou com parceria do grupo ‘Salvar vidas não custa nada”, a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Lagarto e o Club Rotary (Foto: Ascom/SES)

A coleta externa de sangue do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) realizada no município de Lagarto, localizado na região do agreste sergipano, mudou a rotina de cerca de 200 voluntários que realizaram agendamento para colaborar com o serviço.

Em dois dias, a campanha que finalizou na tarde do último sábado, 6, estimulou a adesão de doadores fidelizados e iniciantes como as amigas, Nathalia Andrade Fontes e Genilda Santana, que se deslocaram do município de Paripiranga, no estado da Bahia para doar sangue. “Foi para ajudar mesmo, estamos vivendo um momento difícil”, comentaram as técnicas em enfermagem.

João Victor, contou que soube da coleta através da Igreja Adventista do Sétimo Dia. “Sou doador de sangue. Hoje aproveitei a equipe do Hemose aqui”, relatou. Monique Souza também tomou conhecimento da coleta através de compartilhamentos em redes sociais. “Fiz minha primeira doação de sangue”, contou.

Sempre que possível, o funcionário público José Anselmo reúne doadores do povoado Colônia 13 para doar em Aracaju. Para as voluntárias foi um dia especial. “Já tinha pensado em doar sangue, mas faltava um estímulo. Com a vinda desse grupo lá do povoado decidimos apoiar”, explicaram às voluntárias, Rosângela Vieira da Cruz e Juranice Ribeiro da Cruz.

De acordo com as gerentes Rozeli Dantas, Captação de Doadores e a enfermeira Florita Aquino, Coleta, a carência de doadores para doação de sangue é grande. “Estamos precisando de todos os tipos sanguíneos. Às vezes um único paciente depende de muitos doadores. Com a pandemia o número de doadores diminuiu”, informou a enfermeira ao lembrar.  “Tem os tratamentos oncológicos e as aplasias que utilizam como medicação o sangue, por isso, que essas campanhas externas são importantes”, justificou.

Aniversário

O jovem José Victor completou 18 anos em janeiro, ao saber da coleta externa de sangue, convidou os amigos para celebrar seu aniversário com uma doação coletiva. “Eu acho importante esse apoio e sempre que posso incentivo meus amigos. Não sabemos o que pode acontecer e qualquer um pode precisar de sangue “, disse o aniversariante.

Parceria

A coleta externa contou com parceria do grupo ‘Salvar vidas não custa nada”, a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Lagarto e o Club Rotary. “Estamos satisfeitos porque esse foi um esforço coletivo, meus agradecimentos a todos, em especial, aos médicos Guilherme, Clecio e Adeltram que se disponibilizaram em acompanhar todos os doadores com amor ao próximo durante nossa ação”, agradeceu Zilda Lima, coordenadora do grupo. O Hemocentro de Sergipe realiza campanhas externas para sensibilizar o público sobre a importância do ato de doar e ampliar os estoques de sangue. Informações sobre parcerias, destinadas a campanhas de coleta externa através dos telefones: (79) 3225-8039 e 3259-3174.

Fonte: Ascom/SES

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais