MPE quer informações da SMS sobre as mortes de duas idosas em asilo

Duas idosas morreram essa semana na instituição (Foto: divulgação)

O Ministério Público de Sergipe (MPE) por meio das 4ª e 11ª Promotorias de Justiça dos Direitos do Cidadão – Especializadas na Defesa dos Direitos do Idoso-,  informou que solicitou mais informações à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) acerca do falecimento de duas idosas no Asilo Rio Branco esta semana, e quais as medidas estão sendo adotadas pelo órgão municipal.

De acordo com informações do MPE/SE, uma idosa morreu na última segunda-feira, 8, e outra idosa faleceu na quarta-feira, 10. O MPSE entrou em contato com o Asilo Rio Branco que informou que a equipe de saúde da SMS está indo todos os dias ao asilo e que nesta quinta-feira vão reavaliar todos os idosos.

O Serviço de Atendimento Móvel (SAMU) foi acionado ontem para atender as duas idosas, uma delas morreu a caminho do hospital e a outra foi hospitalizada no Fernando Franco. Não foi informado a causa morte da idosa.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informou que ficou sabendo do caso pelo SAMU e assim que tomou ciência, enviou uma equipe médica para avaliar os demais idosos residentes no local.  De acordo com a secretaria, a equipe foi impedida de entrar pelos representantes do asilo.

Diante dessa declaração da SMS, o MPE oficiou a Secretaria para que especifique quais as dificuldades enfrentadas pelas equipes de saúde para prestar assistência à saúde dos idosos no Asilo Rio Branco, bem como, quando elas ocorreram.

A SMS informa que ainda não foi notificado pela Ministério Público sobre as solicitações.

Assistência

A Secretaria disse ainda que tem acompanhando diariamente os idosos dessa casa de longa permanência desde o dia 23 de fevereiro, quando foi informada sobre casos suspeitos de Covid-19, e enviou equipes para avaliar e realizar testes RT-PCR nos idosos e funcionários.  No dia 1ª de março oito idosos da instituição precisaram ser internados, e de acordo com a secretaria, três idosos permanecem internados.

Após a suspeita e confirmação de casos de Covid-19 no local, a SMS informa que reforçou os protocolos sanitários a serem seguidos pela direção, porém, tem encontrado dificuldade em exercer o trabalho de assistência à saúde. A Prefeitura de Aracaju também realiza desinfecções periódicas no local. A última ocorreu dia 3 de março e já foram realizadas 24 desinfecções no asilo Rio Branco.

A secretaria afirma que realiza o mesmo trabalho de acompanhamento nas demais casas de longa permanência da capital sem registro de intercorrências.

Vacina

Todos os idosos institucionalizados receberam as duas doses da vacina CoronaVac. De acordo com a SMS, a segunda dose n os idosos do asilo Rio Branco foi administrada no dia 9 de fevereiro. “´É importante ressaltar que, de acordo com o Instituto Butantan, laboratório responsável pelo imunizante, o tempo necessário para proteção pode ocorrer em até um mês após aplicação da segunda dose, destacando que a vacina somente abranda sintomas e diminui risco de complicações”, diz a nota da SMS.

Asilo

O Portal Infonet entrou em contato com o asilo Rio Branco, mas a informação que tivemos é que a equipe da direção e a assistente social estavam acompanhando a visita das equipes da Vigilância Sanitária e da SMS à instituição, únicas pessoas autorizadas a passar informações para a imprensa.

O Portal Infonet permanece à disposição do asilo Rio Branco através do e-mail jornalismo@infonet.com.br.

Por Karla Pinheiro

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais