MPs reforçam necessidade de priorizar vacinação para idosos

0
SMS diz que em decorrência do avanço da vacinação deste público, observa uma redução no número de internações de idosos na capital (Foto: Marcelle Cristinne)

Os Ministérios Públicos do Estado de Sergipe (MPSE), Federal (MPF) e do Trabalho (MPT) reuniram-se com representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju (SMS) para reforçar o entendimento sobre a priorização da população idosa na vacinação contra a Covid-19 em Aracaju. Tal posicionamento é embasado em estudos técnicos publicados, os quais demonstram que os idosos compreendem 70% dos pacientes que ocupam leitos de enfermaria e UTI Covid em Aracaju, além de integrarem mais de 70% dos óbitos por Covid-19 no Estado.

A Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju destacou que já observa que em decorrência do avanço do número de idosos vacinados, houve uma redução de internações deste público na capital, embora os óbitos ainda não tenham diminuído.

A SMS informou que, visando adotar uma estratégia que priorize e amplie a vacinação de idosos, oficiou a Secretaria de Estado da Saúde (SES) esclarecendo que a maioria dos pacientes graves são oriundos de Aracaju, e que é fundamental a ampliação da vacinação do público idoso, neste momento.

Em relação às próximas etapas para a vacinação, os Ministérios Públicos explicitaram a necessidade de ser realizada uma reavaliação para otimizar o calendário de imunização dos idosos.

A Secretaria Municipal informou que já está avaliando esta possibilidade, inclusive servirá como experiência o final de semana, para que possa reduzir o tempo previsto de vacinação e definir os próximos calendários. A SMS ressaltou, ainda, que a maioria dos idosos procura os postos de vacinação no primeiro dia para a sua idade e, geralmente, no turno matutino, de modo que será avaliada a possibilidade de reduzir os dias de imunização e ampliar as idades para cada dia ou turno.

Foi ainda reforçada a necessidade de ampliação dos pontos drive thru, visando a aplicação da 2ª dose, uma vez que tal estratégia de vacinação tem se mostrado bastante eficaz. A SMS Aracaju comprometeu-se implementar, a partir da próxima terça-feira, no Parque da Sementeira, uma segunda rota de vacinação com acessos independentes, exclusiva para o público de idosos que receberá a 2ª dose da vacina nos próximos dias.

Quanto à possibilidade de ampliação dos pontos de vacinação, a Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju esclareceu que está dialogando com algumas instituições de ensino para ampliar os postos, implantando pontos de vacinação em escolas nos bairros estratégicos, com o intuito de agilizar as próximas etapas.

Fonte: MP

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais