Mulheres e homens trans de Aracaju têm acesso gratuito a exames

Mulheres e homens trans residentes em Aracaju podem contar com o Consultório de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism), da Unit (Foto: Unit)

Os cânceres de colo de útero e de mama são os tipos de câncer com maior incidência no Brasil. Os protocolos do Ministério da Saúde indicam que indivíduos do sexo biológico feminino realizem exames periódicos entre os 25 e 64 anos, independente de ter filhos ou não, anualmente ou há cada três anos (de acordo com a orientação médica). Como opção, mulheres e homens trans residentes em Aracaju têm o Consultório de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism), da Universidade Tiradentes (Unit).

Oferecendo exame de lâmina e de mama gratuito, o Caism auxilia no rastreamento do câncer de colo de útero e de mama no município. “Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, atendemos demanda espontânea, realizando exame clínico das mamas nas pacientes. Nesse momento também ensinamos às mulheres a fazerem a autoavaliação e damos orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis e métodos contraceptivos”, explica a professora do curso de enfermagem, Manuela Vieira.

“Atualmente, se inicia a vida sexual mais cedo, mas infelizmente não é toda a população que está se prevenindo corretamente. O número de infecções sexualmente transmissíveis está aumentando e, consequentemente, o número de transmissão em relação ao HPV, um dos principais motivos pelos quais o câncer de colo de útero também. Então, a partir do momento que a mulher inicia a atividade sexual é importante iniciar o rastreamento, mesmo que não esteja dentro da população alvo”, acrescenta.

Para a psicóloga e administradora, Tereza Ambrósio, a qualidade do atendimento do Caism é garantido. “Essa é a terceira vez que eu venho. Eu adoro todos os serviços da Unit. Quando disponibiliza qualquer atendimento, desde salão de beleza até tratamentos e maquiagem, oftalmologista, cardiologista, lá no ambulatório de Medicina, e aqui no Caism eu estou atrás. Acho tudo um primor, são serviços de excelente qualidade que a Unit oferece através de seus alunos”, afirma.

Homens trans

Outro público atendido pelo Caism são os homens trans, que segundo Manuela são um grupo negligenciado. “O homem trans é aquele indivíduo que se sente como um homem perante a sociedade, mas nasceu com os caracteres femininos. Então, também é preciso rastrear o câncer de colo de útero nele. Não podemos esquecer dessa população, pois não são todos os profissionais que conseguem abarcar esse público e não são todos os indivíduos que conseguem ter um bom atendimento nos serviços de saúde”, pondera.

Os exames são gratuitos e basta agendar ligando para o número (79) 3218-2136.

Estágios

O Caism é um projeto de extensão vinculado ao curso de Enfermagem na Unit. Criado em 2007, o Consultório é um campo de estágio para alunos da disciplina Saúde da Mulher, oportunizando um exercício prático da clínica ginecológica fundamental para a formação profissional. “Nós recebemos a paciente, conversamos com ela, fazemos o atendimento inicial e a anamnese, além de realizarmos os exames. É basicamente a vivência de uma UBS [Unidade Básica de Saúde]”, relata a estudante Maria Vitória.

Para o aluno do 7º período, Stanley Santos de Araujo, a prática tem sido proveitosa. “As atividades são bem dinâmicas e legais pelo fato de adquirir novos conhecimentos, principalmente em relação à saúde da mulher. Inicialmente nunca tive interesse em ir muito a fundo nessa área, mas é importante ter o conhecimento. A prática nos leva a perfeição. quanto mais oportunidades tivermos de ir à campo, mais conhecimento adquirimos. E a Unit proporciona muito isso pra gente”, ressalta.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais