Municípios receberão capacitação na coleta de amostras de água

0
A capacitação vai acontecer dias 25 e 26 deste mês (Foto: SES)

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da gerência de Vigilância em Saúde Ambiental e com o apoio do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), promoverá nos dias 25 e 26 de junho, das 8h às 12h30, no auditório do Centro Administrativo da Saúde (CAS), a Capacitação na Coleta de Amostras de Água, ação que faz parte do Programa VIGIAGUA, da Coordenação Estadual de Vigilância Sanitária (COVISA).

O objetivo do treinamento é alinhar com os municípios sergipanos a maneira adequada de coletar as amostras de água para consumo humano, bem como a forma correta de interpretação dos laudos laboratoriais, padronizando as ações a fim de evitar erros e garantindo a fidelidade nos resultados.

Conforme informações do gerente de Vigilância em Saúde Ambiental, Alexsandro Xavier Bueno, já há algum tempo não acontece uma capacitação nesse sentido voltada para a coleta de amostras de água. “É preciso que os municípios tenham padronizada essa coleta para que não ocorram erros nos procedimentos. Os municípios já foram mobilizados e já confirmaram presença, será um treinamento que vai englobar, além da prática de coleta, também o procedimento de vigilância de água, as interpretações realizadas em laudos que são gerados das amostras, e do sistema cadastral do laboratório. Toda vez que o município realiza uma coleta é feito um cadastro no sistema para que o resultado seja disponibilizado on-line”, explicou.

A palestrante Lidiane Santos Barreto abordará o tema Sistema GAL/Cadastro de amostras, importância das informações e principais dúvidas. Já as palestrantes Graziele da Costa Cunha e Ivina Rocha falarão acerca do kit para coleta de água, técnicas de coleta de água e análise de cloro de campo. Após, acontecerá a demonstração prática de coleta de água.

“Temos observado grandes dúvidas em relação aos resultados que chegam aos municípios porque alguns interpretam de uma forma e outros de outra, e para que a gente possa falar uma mesma língua técnica, eles devem estar preparados, inclusive, para responder às dúvidas dos consumidores. Então esse é o papel da Secretaria, alinhar com os municípios a técnica necessária na interpretação dos resultados e, também, da coleta”, concluiu o gerente.

Programação

08:00 as 09:00 – Objetivo do Curso / Programa VIGIAGUA / Portaria de consolidação nº 5 / Parâmetros da água / Interpretação dos Dados – Palestrante: Alexsandro Bueno

09:00 as 10:00 – Sistema GAL / Cadastro de amostras / Importância das informações / Principais dúvidas – Palestrante: Lidiane Santos Barreto

10:00 as 10:30 – Coffee-break

10:30 as 11:30 – Kit para coleta de água / Técnicas de Coleta de Água / Análise de cloro de campo – Palestrantes: Graziele da Costa Cunha e Ivina Rocha

11:30 as 12:30 – Demonstração Prática de coleta de água – Palestrantes: Graziele da Costa Cunha e Ivina Rocha

Fonte: SES

Comentários