Mutirão de combate ao Aedes Aegypti acontece no Industrial no sábado

0
A concentração ocorre na UBS Dona Jovem (Foto: André Moreira)

A Prefeitura Municipal de Aracaju realiza neste sábado, dia 10, no bairro Industrial, o sexto mutirão de combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika. A Unidade Básica de Saúde (UBS) Dona Jovem, localizada na rua Altamira, s/n, será o ponto de concentração dos profissionais que participarão da mobilização a partir das 7h30.

Com índice de risco reduzido de 7.6 para 7.0, segundo dados do mais recente LIRAa (Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti), o bairro Industrial será a sexta comunidade contemplada com este mutirão de ações, que, embora já realizadas preventivamente, ao longo de todo o ano, são reforçadas nesta ampla mobilização.

A visita intensiva às residências se deve ao fato de estar dentro das casas 80% dos focos do mosquito. Durante o mutirão, serão realizadas visitas domiciliares, trabalhos educativos, além da limpeza e eliminação dos focos dos mosquitos nas residências. Serão 35 agentes de combate às endemias e 15 agentes comunitários de saúde que percorrem todas as ruas da comunidade em busca de possíveis focos do Aedes.

Lançado pelo prefeito Edvaldo Nogueira, o Plano de Intensificação possui 20 diretrizes e objetiva, principalmente, prevenir e controlar os processos epidêmicos, além de evitar a ocorrência de mortes e complicações derivadas das doenças transmitidas pelo mosquito.

Já receberam os mutirões do Plano de Intensificação das Ações de Combate ao Aedes, realizados sempre aos sábados, os bairros Japãozinho (zona norte de Aracaju), bairro Santa Maria (zona de expansão), Olaria e José Conrado de Araújo (ambos localizados na zona oeste da capital) e o bairro Santo Antônio (zona norte da cidade).

Fonte: PMA

Comentários