Nova fase: Aracaju vacina 1.478 idosos entre 85 e 89 anos

Prefeitura vacina 1.478 idosos entre 85 e 89 anos no primeiro dia de imunização dessa faixa etária (Foto: Marcelle Cristinne)

O primeiro dia da nova fase da vacinação contra a covid-19 em Aracaju, nesta terça-feira, 2, terminou com 1.478 idosos entre 85 e 89 anos vacinados, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

No Parque Augusto Franco (Sementeira), onde mais uma vez foi organizado o drive thru para agilizar a imunização dos idosos, foram vacinados 609 idosos. Nas unidades básicas de saúde, 869 idosos em todas as regiões da capital.

A secretária municipal de saúde, Waneska Barbosa, fez um chamado para os idosos que serão vacinados nesta etapa e desejam ir ao drive thru. Segundo a secretária, é preciso fazer o cadastro no site da Prefeitura e anexar a documentação solicitada. Em até 24h, os documentos são validados, gerando o código que deve ser levado impresso ou no celular para acesso ao posto volante.

Para ser atendido na UBS, é necessário apenas apresentar o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Caso o idoso não possua o cartão, basta levar originais e cópias de um documento de identificação com foto, CPF e comprovante de residência. O cadastro é feito na hora e a vacinação poderá ser realizada logo em seguida.

Vacinação dos acamados

Dos idosos com idade entre 85 e 89 anos na capital, a estimativa é de que 279 deles são acamados. Numa frente paralela, além daqueles que serão imunizados no drive e nas Unidades Básicas de Saúde, os idosos com dificuldade de locomoção receberão a vacina em domicílio.

Caso o idoso acamado seja cadastrado em uma UBS, a equipe realizará a vacinação sem necessidade de preenchimento do formulário. Mas os idosos acamados que não possuem vínculo com a UBS precisam ser informados através do formulário online (clique aqui para acessar), preenchendo os dados e anexando a documentação solicitada. Além disso, também deverá assinalar a opção ‘sim’ para o tópico ‘acamado’.

Etapas

Até o dia 19 de março, a estimativa é de que sejam vacinados 11 mil aracajuanos entre 80 e 89 anos, público que poderá optar pela vacinação no posto itinerante montado na Sementeira ou em uma das 40 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.

Pelo calendário estabelecido, entre os dias 8 a 12 de março, serão imunizados os idosos com idade entre 83 e 84 anos. Na última fase, que ocorrerá de 15 a 19 de março, será a vez dos idosos de 80 a 82 anos receberem a vacina.

Profissionais de saúde

A vacinação de profissionais de saúde também segue em andamento. Para atender esse público, a Secretaria da Municipal da Saúde (SMS) mantém ponto fixo de vacinação na Escola Municipal Presidente Vargas, de segunda a sexta-feira, das 8h até às 17 horas. Nesta terça-feira, 2, eram esperados 465 profissionais, mas somente 102 compareceram.

Com informações da PMA

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais