Nove municípios aderem ao controle de diagnóstico da tuberculose

Biologo, Regivaldo Rocha no laboratorio de Microbiologia do Lacen onde realiza a baciloscopia (Foto: SES)

Nove municípios aderiram ao cadastro por meio do sistema de Gerenciamento de Ambiente Laboratorial (GAL) para controle de qualidade do método de baciloscopia realizado no Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen). O teste é utilizado para o diagnóstico da tuberculose, doença causada por uma micobactéria que pode infectar órgãos como, pulmão, pleura, ossos e sistema nervoso.

Com a adesão, os municípios de Capela, Estância, Itabaiana, Itabaianinha, Itaporanga D´Ájuda, Nossa Senhora da Gloria, Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão e Tobias Barreto passam a receber os relatórios de controle de qualidade de forma online e em tempo real, o que proporciona agilidade no diagnóstico dos cidadãos.
Vale destacar que o sistema GAL do Lacen realiza o controle de qualidade analítica das amostras do agravo tuberculose, de acordo com critérios técnicos definidos pelos protocolos do Ministério da Saúde (MS). “O próprio sistema seleciona as amostras cadastradas no módulo, Biologia Médica que passarão para o Módulo Controle de Qualidade, onde é verificado se a execução do exame foi aplicada corretamente”, explicou Lidiane Barreto, responsável técnica pelo serviço.
Conforme o superintendente do Laboratório Central, Cliomar Alves dos Santos, a habilitação dos municípios representa mais um importante avanço para unidade, responsável pelas análises laboratoriais de média e alta complexidade de Vigilância em Saúde e complementação diagnóstica. “A tuberculose integra a lista de doenças que são tratadas como agravos de saúde pública. Com a utilização do módulo controle de qualidade os municípios tem um ganho em tempo e na qualidade dos serviços de saúde prestados a população em seus municípios e consequentemente no Estado”, confirmou.
Sobre o Gal
O sistema desenvolvido pelo Departamento de Informática do SUS (Datasus) do Ministério da Saúde tem como objetivo proporcionar mais agilidade e organização aos serviços de diagnósticos laboratoriais no Brasil. Todo o processo de cadastro para envio de amostras é feito no município de origem por meio do sistema e em tempo real.
Fonte: SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais