Nutricionista alerta para a desidratação nas festas de carnaval

0
Desidratação é comum no Carnaval (Foto; Freepik)
Nutricionista Thayslene Oliveira (Foto: Portal Infonet)

O verão e o período carnavalesco costumam ser aguardados com ansiedade e expectativa pelos brasileiros, principalmente pela festa executada entre os meses de fevereiro e março, com dias consecutivos de folia em espaços abertos, com blocos e shows. Toda essa festança, entretanto, carrega perigos para a saúde que são alertados por médicos, nutricionistas e educadores físicos.

A desidratação é uma delas, conforme explica a nutricionista especializada em nutrição clínica e funcional, Thayslene Oliveira. De acordo com ela, a ausência de água no organismo, pode ocasionar problemas renais e ressecamento da pele. A curto prazo, há o risco de desmaio, caso haja uma desidratação mais aguda, “A água é a principal substância que o corpo precisa, independente da época. Mas nesse período precisamos aumentar a ingestão porque há um consumo de bebidas alcoólicas e há a exposição ao sol, que gera a transpiração e, consequentemente, a desidratação”, identifica.

Com base nesta explicação, Thayslene orienta alguns cuidados aos foliões e destaca que, essencialmente, a principal recomendação é o aumento da ingestão de água e de bebidas, além do consumo de alimentos ricos em carboidratos horas antes, “O ideal é que a pessoa faça a ingestão de muita água antes de ir ao bloquinho. Se a programação for à tarde, por exemplo, a recomendação é que, durante a manhã, o folião faça uma ingestão maior de água”, diz. Segundo ela, a sugestão é o consumo mínimo de dois litros de água em dias normais, em dias de festa três é o número considerado mínimo pela profissional.

Thayslene comenta que a ingestão de bebidas alcoólicas deve gerar certos cuidados e faz uma recomendação: “Com o uso de álcool, o interessante é fazer também o consumo de água de forma intercalada para que não haja desidratação e ressaca, a qual é oriunda da própria desidratação. Água de coco, chás e frutas, como o abacaxi e a melancia, as quais possuem alto teor de água, devem ser consumidas antes, durante e depois das atividades”, menciona a nutricionista.

por Daniel Rezende

Comentários