Nutricionista dá dicas de alimentos para substituir o arroz

O cereal pode ser trocado por outros alimentos do mesmo grupo. (Foto: Marcelo Casal Jr/ Agência Brasil)

Com a significativa alta nos preços do arroz, o brasileiro tem sentido a necessidade de adaptar a própria alimentação. Mesmo não tendo outras opções que substituam o alimento em questão de gosto, há opções entre os cereais que tem ganhos nutricionais semelhantes.

Alessandro Carvalho, nutricionista (Foto: arquivo pessoal)

Segundo o nutricionista Alessandro Carvalho, o arroz é um cereal que pode ser substituído por outros do mesmo grupo, como aveia e quinoa.  O profissional destaca também que ainda há outras alternativas de substituição, como a macaxeira, batata doce e a batata inglesa. “Pode-se fazer essa troca e ter os ganhos minerais semelhantes.” explica.

Além das trocas por outros alimentos, existe a possibilidade de utilizar o arroz em outros pratos para evitar o desperdício. Longe da forma convencional, o nutricionista dá dicas de outros pratos que podem ser incrementados com o cereal: “Pode-se fazer o bolinho de arroz: utiliza o arroz, o farelo de aveia, ovo, batata inglesa, queijo e temperos a gosto. Existe também o arroz cremoso, que vai com requeijão cremoso, cenoura ralada, queijo ralado ou outros tipos de vegetais para deixar mais rico nutricionalmente. Para aumentar o aporte de proteína pode incluir camarão ou frango.” orienta.

Seja pela criatividade com as novas receitas ou pela troca por outros alimentos, as formas de manter os ganhos nutricionais proporcionados pelo arroz ainda são muitas. Tendo, claro, que substituí-lo ou mantê-lo de forma planejada.

Por Milton Filho e Aisla Vasconcelos

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais