Obesidade infantil é alvo de ações de alerta em Aracaju

0
Crianças são orientadas rumo a uma boa alimentação. (Foto: Ascom PMA)

A obesidade em crianças torna mais propícias as chances do desenvolvimento de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão na fase adulta. Para evitar essa consequência, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), desenvolve cotidianamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) diversas ações de orientação para uma dieta equilibrada em todas as fases da vida.

“As pessoas são identificadas com obesidade a partir de avaliação nutricional, por meio do Índice de Massa Corpórea (IMC), e um dos principais tratamentos é a mudança no estilo de vida. O trabalho da SMS inclui a prevenção e o tratamento da obesidade, tanto na esfera das UBS, quanto nas escolas, por meio do Programa Saúde na Escola [PSE]. Incentivamos a alimentação saudável, com o consumo de alimentos naturais como frutas e verduras e o consumo moderado dos industrializados”, argumentou a nutricionista da Área de Promoções, Alimentação e Nutrição da SMS, Vanessa Barreto.

Vanessa ainda afirma que entre as orientações passadas aos usuários está a de que o sobrepeso e da obesidade é multifatorial e social. Está relacionada tanto à má alimentação, aos modos de comer e de viver da atualidade, como ao sistema alimentar vigente no país. Ou seja, o conjunto de fatores que constitui o modo de vida das populações modernas, que consomem cada vez mais produtos processados e ultraprocessados.

Dados

Segundo a última pesquisa da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), Aracaju está com 51,5% da população com excesso de peso. É importante salientar que a obesidade é considerada uma doença crônica, e um dos fatores importantes que contribuem para o desenvolvimento dessa doença é o fator genético.

Ainda segundo a nutricionista a ideia é atacar a obesidade com muita informação sobre alimentação saudável e atividade física. “Uma importante ferramenta para incentivar a alimentação saudável é o Guia Alimentar para a População Brasileira. A publicação é o principal orientador de escolhas alimentares mais adequadas e saudáveis pela população, baseado principalmente no consumo de alimentos in natura ou minimamente processados. As informações também são úteis para a prevenção e controle de doenças’, acrescentou.

Fonte: PMA

Comentários