Ocupação nos leitos públicos de UTI chega a 52% em Sergipe

0

O avanço da ocupação dos leitos hospitalares exclusivos para a Covid-19 segue de maneira preocupante, em Sergipe. O boletim epidemiológico divulgado no final desta quinta-feira, 7, aponta que 52% dos leitos públicos de UTI já estão ocupados com pacientes com sintomas graves. Somando os leitos dos hospitais públicos do município de Aracaju e do Estado, são 46 leitos de UTI – 24 deles já têm pacientes internados.

Em caso de necessidade, o Governo pode requisitar por força de decreto leitos de UTI de hospitais privados. No entanto, dos 39 leitos ofertados na rede privada, 14 já estão preenchidos – ocupação que também segue progredindo. A situação tem sido monitorada pelo Governo, que aguarda a chegada de ventiladores respiratórios para poder aumentar a capacidade de leitos de UTI. Um estudo publicado pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) nesta quinta-feira, prevê a ocupação total dos leitos de UTI em uma semana.

Os leitos de UTI são fundamentais para pacientes com sintomas graves da Covid-19, quando normalmente desenvolvem quadro de insuficiência respiratória. Equipamentos como os respiradores, disponíveis em leitos de UTI, são uma esperança de recuperação para muitos pacientes nessas condições de gravidade.

Enfermaria

A ocupação nos leitos de enfermaria também tem crescido. Atualmente 32 dos 150 leitos ofertados pelo SUS estão ocupados. Na rede privada, a oferta é de 73 leitos – 10 deles estão ocupados. Somando pacientes em leitos de UTI e enfermaria, 80 pessoas estão internadas com Covid-19 ou sintomas suspeitos.

Confira a situação dos leitos

Leitos de UTI

Públicos: 46 (24 ocupados = 52,2%)
Privados: 39 (14 ocupados = 25,9%)
Total: 85 (38 ocupados = 44,7%)

Leitos de Enfermaria

Públicos: 150 (32 ocupados = 21,3%)
Privados: 73 (10 ocupados = 13,7%)
Total: 223 (42 ocupados = 18,8%)

Por Ícaro Novaes

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais