Oito UBSs de Aracaju abrirão no sábado para atender mulheres

(Foto: SMS)

“Mulher, protagonista da sua própria saúde” é o título da ação que será realizada no próximo sábado, 25, pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), para reforço da oferta de exames e testagens destinados ao público feminino em oito Unidades Básicas de Saúde (UBSs), as quais também estarão abertas para toda a população, ofertando a imunização contra a covid-19, bem como a vacinação de rotina.

Funcionarão das 7h às 13h, as UBSs: Augusto Franco (Augusto Franco), Ávila Nabuco (Conjunto Medici), Celso Daniel (Santa Maria), José Augusto Barreto (Japãozinho), José Machado (Santos Dumont), Francisco Fonseca (18 do Forte), Onésimo Pinto (Jardim Centenário) e Santa Terezinha (Robalo).

De acordo com a referência técnica da SMS, Vanessa Freitas, todos os serviços disponibilizados durante este sábado estão disponíveis ao longo da semana nas 45 UBSs da capital “É um mês em que intensificamos e fortalecermos os cuidados com a saúde da mulher, portanto quem estiver com alguns desses exames por fazer, esse é o momento de realizá-lo e colocar a prevenção em dia”, explica.

Acesso e exames
Para acesso aos serviços, as usuárias devem apresentar RG, cartão do SUS e comprovante de residência de Aracaju. Serão ofertados os seguintes serviços: exame citopatológico de colo do útero em usuárias; exame clínico das mamas em todas as usuárias que fizerem o exame de lâmina ou que solicitarem; agendamento de mamografia em usuárias de 50 a 69 anos; e solicitação de USG de mama e transvaginal.

Ainda de acordo com Vanessa, o exame citopatológico (lâmina) é destinado às mulheres de 25 a 64 anos de idade, ou que já tenham vida sexual ativa, priorizando de acordo com o Ministério da Saúde, e para fazê-lo é necessário evitar relação sexual nas últimas 48 horas, duchas e o uso de medicamentos vaginais.

“Já para mamografia, destinada às mulheres de 50 a 69 anos, a oferta se dá conforme recomendação do Ministério da Saúde para as usuárias residentes em Aracaju. Após o resultado, em casos em que o câncer é detectado, fazemos todo o encaminhamento para as unidades de alta complexidade, gerenciadas pelo Estado”, orienta.

Consultas e testagem
Também serão ofertadas consultas odontológicas priorizando as gestantes, porém as usuárias em geral podem ter acesso; retinografia para usuárias com diabetes mellitus; atualização do cartão vacinal (rotina e covid-19); e teste rápido de gravidez, sífilis, HIV e Hepatites B e C.

Vacinação para todos
Qualquer pessoa residente em Aracaju, com idade a partir dos 5 anos, terá acesso à vacinação contra a covid-19, para primeira dose, segunda dose ou ainda a dose de reforço. Nesta ação, também será ofertada a vacinação de rotina.

Fonte: AAN

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais