ONG revela falta de transparência em dados do coronavírus

Métodos de divulgação dos casos são questionados (Foto: Freepik)

Estudos realizados pela Organização Não Governamental Open Knowledge Brasil (OKBR) indicam a falta de transparência quanto aos métodos utilizados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) para divulgar os casos registrados oficialmente do coronavírus. Sergipe obteve nota 10. No boletim escolar, 10 seria nota máxima, mas pelos critérios da ONG, esse é um conceito insatisfatório, classificado como “Opaco” o grau de transparência de Sergipe para esta questão específica da Covid-19, que já matou quatro pessoas no estado e outros milhares de pacientes no mundo.

Sergipe não está isolado nesse contexto. De acordo com a OKBR, 90% dos estados brasileiros apresentam essa deficiência quanto à estatística. “Chama a atenção a ausência de informações sobre testes disponíveis nos estados”, destaca trecho do relatório. “Na data de coleta das informações, apenas um dos 28 entes avaliados [os 26 estados brasileiros, o Distrito Federal e também o próprio Governo Federal] informava esse dado. Outro dado relevante, ainda ausente, é a taxa de ocupação de leitos”, complementa.

De acordo com a ONG, “nenhum estado conta quantos leitos (sobretudo de UTIs) estão ocupados, em relação ao total disponível”. Pela ótica da OKBR, 11 estados brasileiros ainda precisam avançar na publicação dos dados. Esses estados, a exemplo de Sergipe, também obtiveram conceito “Opaco” na avaliação da ONG.

A Open Knowledge Brasil é conhecida como Rede pelo Conhecimento Livre, uma espécie de filial da Open Knowledge Internacional que está presente em 66 países no mundo, segundo os dados divulgados pela própria instituição. A Open Knowledge está atuando no Brasil desde 2013, utilizando e desenvolvendo ferramentas, com o objetivo de promover o conhecimento livre com análises de políticas públicas e jornalismo de dados, atuando em diversos campos sociais.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que mantém divulgação diária sobre o número de testes realizados e a quantidade de casos positivos no Estado. Todas as informações se encontram no site www.saude.se.gov.br. Em relação aos leitos, a SES informa que todos os leitos disponíveis contam no hotsite www.todoscontraocorona.net, quem também informa sobre prevenção e orientações para a população, além de contatos para dúvidas.

por Cassia Santana

 

Matéria foi alterada às 15h do dia 09/04/2020 para acréscimo da nota da SES enviada pela sua assessoria.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais