Ortopedista alerta sobre cuidados com idosos durante o isolamento

“É importante que eles preservem a mobilidade física do seu corpo”, disse o ortopedista Márcio Rocha sobre os idosos. (Foto: Freepik)

Com a chegada da Covid-19, há mais de um ano, a vida de muita gente mudou e o que mais se ouve falar é em isolamento social, confinamento e quarentena. Se por um lado é importante seguir esses cuidados, por outro, a atenção é redobrada quando o assunto são os idosos e os acidentes domésticos. Segundo estatísticas do Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho, o número de vítimas de queda chegou a 1.455 vítimas nos três primeiros meses deste ano (janeiro a março de 2021). O que chama atenção é que muitos são idosos entre 60 e 69 anos.

Pensando nisso, alguns cuidados devem ser adotados na rotina dos idosos. O ortopedista do Hospital João Alves, Márcio Rocha, dá esse alerta e ressalta que a pandemia mudou o jeito de viver de todo mundo e a atenção com os idosos deve ir além da pandemia.

“Passamos a ter mais atenção com nossos idosos e esses cuidados não devem ser apenas em relação à pandemia, mas sim ao isolamento como um todo. Para evitar acidentes domésticos e garantir a integridade física dos idosos, precisamos adotar o cuidado na iluminação dos ambientes, corrimões nos banheiros e corredores, pisos antiderrapantes, cadeiras de banhos. Assim evitaremos quedas e lesões”, explicou o ortopedista.

O médico ortopedista também reforça a importância dos idosos praticarem atividades físicas mesmo isolados em casa. “É importante que eles preservem a mobilidade física do seu corpo. Exercícios físicos domiciliares, para manter a saúde dos músculos e articulações a fim de que o isolamento não desencadeie o sedentarismo. Em caso de dores, deformidades e limitações de movimentos consultar o médico ortopedista”, finalizou Márcio Rocha.

Fonte: Ascom/SES

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais