Outubro Rosa: Prefeitura ofertará exames preventivos nos shoppings

(Foto: Ascom SMS)

A prevenção contra o câncer de mama e de colo do útero é o caminho mais eficiente para o diagnóstico precoce e a cura. Pensando nisto, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com dois shoppings da capital (Riomar e Jardins), ofertará, entre os dias 16 e 20 deste mês, um consultório de atendimento às mulheres de 25 a 64 anos, residentes em Aracaju, para atualização dos exames preventivos. A ação integra a programação do Outubro Rosa e intensifica a busca ativa.

Durante esse período, das 10h às 12h e das 13h às 18h, serão ofertados gratuitamente os exames clínicos das mamas, citopatológico de colo do útero, testes rápidos de Sífilis, HIV, Hepatites B e C; verificação de pressão arterial e glicemia capilar, além da atualização do cartão vacinal para todas as pessoas a partir dos 5 anos de idade. Nos Shoppings Riomar e Jardins, o consultório estará localizado no ponto de vacinação.

A referência técnica do Programa Saúde da Mulher, Vanessa Simões, explica que, para ter acesso aos serviços, além de ter idade entre 25 e 64 anos, é necessário levar o RG com CPF, Cartão do SUS, comprovante de residência de Aracaju e o cartão de vacina para verificação de vacinas em atraso. O atendimento acontecerá com enfermeiras e técnicas de enfermagem.

“A Secretaria Municipal da Saúde está descentralizando a oferta de serviços em saúde da mulher, pois há muitas mulheres que acabam deixando para depois e findam por não realizarem os exames preventivos. Sabemos que o diagnóstico precoce gera a possibilidade de cura, através de um tratamento também precoce. Por essa razão, nos casos em que os profissionais verificarem a necessidade de investigação, as mulheres atendidas nos shoppings terão o encaminhamento para mamografia, ultrassonografia das mamas e ultrassonografia transvaginal”, complementa Vanessa.

Fonte: Ascom SMS

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais