Outubro Rosa: UBSs de Aracaju abrirão no próximo sábado, dia 30

UBSs ficarão abertas no próximo sábado, 30, para realização de exames (Foto: Ascom PMA)

Para encerrar as atividades alusivas à campanha do Outubro Rosa, no próximo sábado, dia 30, oito Unidades Básicas de Saúde (UBSs) abrirão para testagem, consultas e exames. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), 5.137 serviços foram nos dias 16 e 23 de outubro.

Cada UBS ofertará 80 exames citopatológicos (lâmina) e 40 agendamentos de mamografias, teste rápido de gravidez, além de teste rápido covid-19, teste rápido HIV, sífilis e hepatites virais, verificação da glicemia e aferição de pressão arterial.

Nos dois sábados de ações, foram realizados 594 exames citopatológicos, 488 agendamentos para exame de mamografia, 31 testes rápidos de gravidez, 588 testes rápidos para covid, 464 glicemia, 688 testes rápidos para HIV, 688 testes rápidos para Sífilis, 688 testes rápidos para Hepatites B e C, 637 aferições de pressão arterial e 307 exames clínicos das mamas.

“Temos obtido uma resposta muito positiva da população nessas ações e seguiremos com a programação no próximo fim de semana. Importante lembrar que o exame citopatológico (lâmina) é destinado às mulheres de 25 a 64 anos de idade, e para fazê-lo é necessário evitar relação sexual nas últimas 48 horas, duchas e o uso de medicamentos vaginais. Já a mamografia é ofertada para as mulheres de 50 a 69 anos, conforme recomendação do Ministério da Saúde”, explicou a coordenadora do Programa Saúde da Mulher, Léa Matos.

Nessas ações aos sábados funcionam as UBSs: Santa Terezinha (Robalo), Roberto Paixão (17 de Março), Hugo Gurgel (Coroa do Meio), Edézio Vieira (Siqueira Campos), Cândida Alves (Santo Antônio), Francisco Fonseca (18 do Forte), Anália Pina (Almirante Tamandaré) e Onésimo Pinto (Jardim Centenário).

Fonte: PMA

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais