Planos de saúde de 10 operadoras estão suspensos a partir de hoje

O plano Unimed Norte/Nordeste está entre os planos suspensos (Foto: Agência Brasil)

A partir desta sexta-feira, 6, 51 planos de saúde de dez operadoras estão com sua comercialização suspensa por determinação da Agência Nacional de Saúde (ANS), em função de reclamações feitas pelos clientes, durante o segundo trimestre.

Estão na lista de suspensão os planos Salutar Saúde Seguradora S/A, Unimed de Manaus Coop. do Trabalho Médico LTDA, Fundação Saúde Itaú, Unimed Norte/Nordeste, Assistência Médica Infantil LTDA, Agemed Saúde S.A, Samoc S.A, Plena Saúde LTDA, Dona Saúde Clínica LTDA ME e Oral Class Assistência Médica e Odontológica LTDA.

De acordo com a ANS, a medida é resultado do Programa de Monitoramento de Garantia de Atendimento, que monitora a qualidade do serviço prestado pelo setor e atua na proteção dos beneficiários. Somados, os 51 planos atendem a 278,6 mil beneficiários, que terão mantida a garantia à assistência regular.

Segundo a agência, o programa avalia as operadoras tomando por base as queixas feitas pelos beneficiários nos canais de atendimento da ANS. “O objetivo do programa é estimular as empresas a garantir o acesso do beneficiário aos serviços e procedimentos definidos no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde de acordo com o que foi contratado.”

O diretor de Normas e Habilitação dos Produtos da ANS, Rogério Scarabel, disse que a suspensão evita que esses planos sejam comercializados ou recebam novos clientes até que comprovem melhoria do atendimento prestado. “As reclamações que são consideradas nesse monitoramento se referem ao descumprimento dos prazos máximos para realização de consultas, exames e cirurgias ou negativa de cobertura. É uma medida importante para proteger quem já está no plano, além de obrigar a operadora a qualificar a assistência prestada.”

Paralelamente à suspensão, a agência vai liberar a comercialização de 28 planos de saúde de 11 operadoras. Eles haviam sido suspensos em ciclos anteriores, mas melhoraram os resultados do monitoramento e, com isso, poderão voltar a ser vendidos para novos clientes a partir de hoje.

O Portal Infonet entrou em contato com a Unimed/Sergipe, que informou que a suspensão não atende à unidade local, mas aos clientes do plano de saúde Norte/Nordeste, que também é uma singular da rede Unimed. De acordo com a assessoria de comunicação, os clientes que tiverem seu atendimento suspenso devem entrar em contato pelo telefone (83) 3048-2500. “Como Unimed Sergipe, nossos clientes contam com a nossa assistência à saúde através de uma rede médicos cooperados, unidades próprias e empresas credenciadas”.

A reportagem também entrou em contato com a Unimed Norte/Nordeste sem êxito. Ficamos à disposição de todos os planos de saúde para os devidos esclarecimentos através do telefone (79) 2106-8000 ou pelo e-mail: jornalismo@infonet.com.br

Fonte: Agência Brasil

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais