Calendário de vacinação contra a gripe segue até dia 31 de maio

Nesta segunda-feira, 20, a equipe de imunização da SMS realizou a vacinação na sede da Polícia Federal (Foto: Ascom/PMA)

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), está intensificando as ações da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe, com o objetivo de imunizar o maior número de pessoas e aumentar os indicadores de saúde. Nesta segunda-feira, 20, a equipe de imunização da SMS realizou a vacinação na sede da Polícia Federal.

A coordenadora de Imunização de Aracaju, Ilziney Simões, acompanhou a ação e destacou a importância de atingir a maior cobertura possível de vacinação nos grupos que exercem atividades de risco. “Esses profissionais, assim como os demais já contemplados na campanha, são expostos em atividades de risco em locais de aglomerações, um dos principais fatores de propagação do vírus da influenza, principalmente no período de chuvas. Sendo assim, vários policiais acabam se tornando mais vulneráveis às doenças infecciosas, o que torna a vacinação importante no fortalecimento do mecanismo de defesa do organismo, minimizando os riscos da contaminação e fazendo com que eles não venham, futuramente, a ter suas atividades diárias interrompidas”, esclareceu.
A meta estratégica da SMS é aumentar os indicadores da Campanha de Vacinação. Entre as ações de intensificação, nesta semana, a secretaria vai continuar com a Unidade Itinerante, que atuará nesta terça-feira e quarta-feira, 21 e 22, das 8h às 12h, no palco da rua São João; e seguirá nos dias 29 e 30 de maio na Praça do Castelo Branco.
Para facilitar o acesso a pessoas que trabalham o dia todo e sentem dificuldade de se vacinar ou de levar os filhos às unidades no horário de funcionamento convencional, a Prefeitura ampliou o horário de atendimento em algumas unidades. “A SMS traçou uma estratégia para que as pessoas que estão dentro do grupo prioritário tenham suas doses garantidas, por isso, daremos continuidade ao horário estendido em duas Unidades Básicas de Saúde [UBS]. Nesta terça e quarta-feira, dias 21 e 22, as UBS que estenderão o horário, das 17h às 20h, serão a Onésimo Pinto (Bugio) e Manoel de Souza (Sol Nascente)”, enfatizou Ilziney.
Vacinação nos shoppings
A Prefeitura vai promover novamente a vacinação nos shoppings RioMar e Jardins. A ação vai acontecer nesta quinta-feira, 23 e sexta-feira, 24, das 17h às 20h. “Apenas as crianças não poderão ser vacinadas, pela necessidade de um maior acompanhamento do histórico, feito pelos profissionais de saúde. Como se trata de um público-alvo mais vulnerável, será solicitado aos pais que continuem levando os filhos para as unidades básicas, onde poderão não apenas receber a vacina contra a gripe, mas garantir outras imunizações”, disse a técnica de Imunização de Aracaju, Gabriela Duarte.

Grupo prioritário e documentação

A escolha destes grupos segue recomendação do Ministério da Saúde, e ao município cabe apenas a aplicação das doses. Os grupos prioritários são: crianças maiores de seis meses e menores de seis anos; gestantes; puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); indivíduos com 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde na ativa; professores de escolas públicas e privadas; povos indígenas; pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais; adolescentes entre 12 e 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, que serão vacinados nos respectivos estabelecimentos penais; policiais civis, militares e bombeiros ativos das forças armadas.
Para receber a dose, é importante levar o cartão de vacinação e documento de identificação. Pacientes com comorbidades devem levar receita médica; puérperas devem levar o comprovante de nascimento da criança; doentes crônicos devem apresentar o relatório médico, e trabalhadores da saúde, professores e os profissionais das forças de segurança e salvamento precisam estar com um comprovante de trabalho.
 

Sobre a campanha

Até o momento, o município já vacinou cerca de 90 mil pessoas, correspondendo a aproximadamente 53,47% da meta de 146 mil usuários. A campanha contra a influenza vai até o dia 31 de maio, vacinando os grupos prioritários em todas as UBS e no Ipesaúde.
Fonte: PMA
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais