PMA deve vacinar cerca de 2 mil profissionais de saúde neste sábado

Aracaju deve imunizar 2 mil profissionais de saúde nesta sábado, 13 (Foto: SMS)

Para dar mais agilidade ao processo de vacinação dos profissionais da linha de frente no combate à covid-19 na capital, a Prefeitura de Aracaju (PMA), por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), abre novamente três Unidades Básicas de Saúde (UBS) neste sábado, dia 13. A expectativa é de vacinar cerca de 2 mil trabalhadores que possuam os nomes listados e previamente enviados à gestão do SUS no município. Equipes do Aracaju para Vida também realizam vacinação em idosos 90+ acamados hoje.

Para a aplicação das doses, serão abertas as UBS Hugo Gurgel (bairro Coroa do Meio), Augusto Franco e Edézio Vieira de Melo (bairro Siqueira Campos), das 8h às 12h e das 13h às 17h. No sábado passado, dia 6, a mesma ação foi realizada, onde foi possível imunizar 1.865 pessoas.

Até o momento, foram realizadas 14.615 aplicações. O andamento da vacinação segue o Plano Municipal de Imunização, baseado no Plano Nacional, e que foi validado pelos órgãos fiscalizadores, como Ministérios Públicos Estadual e Federal.

O Plano Municipal, inclusive, foi adaptado em parceria com o MPE, a fim de dar mais transparência e lisura ao processo. Além da primeira etapa em curso, que está imunizando profissionais na linha de frente, o município já deu início à segunda fase, contemplando primeiramente os idosos com mais de 90 anos, como também começou a aplicar as segundas doses das primeiras pessoas imunizadas.

Histórico

Das 21.609 doses recebidas em três lotes, a Secretaria Municipal da Saúde já aplicou 100% da primeira remessa, recebida em 18 de janeiro, e está aplicando as vacinas dos outros dois repasses.

Até a semana passada, as equipes de vacinação da SMS vinham realizando uma busca ativa nas unidades e instituições para vacinar profissionais de saúde. Após essa primeira fase, o auditório da escola municipal Getúlio Vargas, no bairro Siqueira Campos, passou ser utilizado como base para a imunização de profissionais.

Desde então, a SMS mantém um cronograma específico para vacinar os profissionais de saúde, de acordo com os critérios de prioridade do Ministério da Saúde e do Plano Municipal de Vacinação. Sendo assim, a vacinação está sendo realizada de forma programada, com dias e horários definidos conjuntamente com os estabelecimentos de saúde, garantindo melhor fluxo e evitando aglomerações.

A Prefeitura ainda promove a distribuição de outras quatro frentes de aplicação das doses, a fim de dar celeridade ao processo geral. São elas: ações de drive-thru para idosos; distribuição para todas as salas ativas de vacina nas 40 Unidades Básicas de Saúde; vacinação de idosos acamados em visitas domiciliares e aplicação em pontos de vacinação alternativos para profissionais (a exemplo da Escola Municipal Getúlio Vargas e de UBS selecionadas aos finais de semana).

Fonte: SMS

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais