PMA orienta população sobre fluxo de atendimento nas UBS da capital

Das unidades que continuam ofertando os serviços de rotina, 13 delas com horário ampliado até às 19h (Foto: André Moreira/PMA)

Desde o início da pandemia, alguns fluxos de atendimento na Rede de Atenção Primária da Saúde de Aracaju foram modificados. Desta forma, quatro das Unidades Básicas de Saúde da capital seguem com atendimento restrito a pacientes com suspeita de covid-19 ou síndrome gripal, funcionando de domingo a domingo, das 7h às 19h. São as unidades: Geraldo Magela, Ministro Costa Cavalcante, Onésimo Pinto e José Machado de Souza.

Os usuários que não se enquadram no serviço ofertado pelas unidades exclusivas para casos de síndromes gripais ou suspeitas de covid-19, mas que estão cadastrados nessas respectivas UBS, estão sendo direcionados para as unidades da região.

Se a UBS de referência for a Geraldo Magela, o usuário referenciado está sendo atendido nas unidades Celso Daniel (Santa Maria); Humberto Mourão (São Conrado) e Antônio Alves (Atalaia). Já quando a unidade de referência é a UBS Ministro Costa Cavalcante, o atendimento de rotina está sendo realizado pelas UBS Humberto Mourão (São Conrado) e Ávila Nabuco (Conj. Médici).

Quando a UBS for a Onésimo Pinto, o usuário deve se dirigir às unidades Lauro Dantas (Bugio) e José Calumby (Jardim Centenário). E caso a UBS onde o usuário está adscrito seja a José Machado de Souza, para acesso aos serviços de rotina, ele deve se dirigir às unidades Renato Mazzi Lucas (Santos Dumont); João Oliveira Sobral (Santos Dumont) e Anália Pina (Almirante Tamandaré).

Atendimento de rotina

Das unidades que continuam ofertando os serviços de rotina, 13 delas com horário ampliado até às 19h. São as UBS: Dona Sinhazinha (Grageru), Hugo Gurgel (Coroa do Meio), Francisco Fonseca (18 do Forte), Max Carvalho (Ponto Novo), Antônio Alves (Atalaia), Dona Jovem (Bairro Industrial), Manoel de Souza (Conjunto Sol Nascente), Santa Terezinha (Robalo), Joaldo Barbosa (Bairro América), José Calumby (Jardim Centenário), Augusto Franco (Augusto Franco), Fernando Sampaio (Castelo Branco) e Cândida Alves (Santo Antônio).

“Nessas e nas outras unidades de saúde com atendimento de rotina, estão disponíveis os serviços de consulta médica e odontológica, atendimento pela enfermaria, assistência social e psicologia, além da sala de curativos e a dispensação de medicamentos na farmácia”, explicou a coordenadora de Estratégica de Saúde da Família da Secretaria Municipal da Saúde, Kamila Fialho.

Sobre o atendimento da farmácia nas unidades, em sete delas há a dispensação de medicamentos controlados. São elas: Augusto Cesar Leite (Conjunto Santa Tereza); Dona Sinhazinha (Grageru); Max de Carvalho (Ponto Novo); Osvaldo de Souza (Getúlio Vargas); Francisco Fonseca (18 do Forte); Anália Pina (Almirante Tamandaré) e a José Calumby (Jardim Centenário).

Salas de vacina

A Saúde de Aracaju oferta 44 salas de vacinação dispostas nas UBS. Por conta da pandemia, com as quatro UBS de atendimento restrito, a sala de vacina nessas unidades está fechada. No momento, 28 Unidades Básicas de Saúde estão com as salas de vacinação funcionando de forma rotineira, das 8h às 16h30. Das 13 UBS que estão com horário ampliado até às 19h, as salas de vacina nessas unidades funcionam até às 18h30.

Marcação pelo 0800 e Portal

Boa parte dos serviços disponibilizados pelas Unidades Básicas de Saúde passaram a ter acesso mais fácil com a criação da central telefônica, que passou a ofertar o agendamento de consultas odontológicas e consultas para gestantes, hipertensos e diabéticos.

“Ligando para o 0800 729 3534, os usuários podem fazer os agendamentos evitando, assim, saídas desnecessárias de casa, bem como aglomerações nos equipamentos de saúde. Nesse contexto de pandemia, o serviço se tornou uma opção segura de atendimento e está disponível de segunda a sexta-feira, a partir das 8h e a ligação é direcionada para os técnicos que realizam o devido agendamento”, explica a coordenadora Kamila Fialho.

Também já está ativo o agendamento dos serviços das Unidades Básicas, através do portal e aplicativo da Saúde de Aracaju. Para ter acesso, o usuário pode fazer o cadastro a qualquer momento através do site da Prefeitura, e em até 30 dias, terá sua documentação validada, para recebimento da senha, que poderá ser enviada via WhatsApp, e-mail ou SMS (para os contatos fornecidos pelo próprio cidadão que preencheu a ficha).

Além dos agendamentos, através do portal ‘Mais Saúde Cidadão’ também é possível visualizar a carteira de vacinação e a lista de espera de pacientes que aguardam liberação de procedimentos. Já no aplicativo, o usuário também tem acesso a resultados de exames, ao registro dos medicamentos de uso contínuo e os que foram retirados na unidade de saúde, bem como poderá avaliar o atendimento recebido.

Fonte: PMA

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais