Poliomielite: apenas 20% das crianças foram vacinadas em Aracaju

(Foto: Marcelle Cristinne)

Das 32.464 crianças aptas a receber a vacina contra a poliomielite, na capital, até esta quarta-feira, 24, apenas 6.516 crianças foram vacinadas, o que equivale a 20,07%. A meta é vacinar, no mínimo, 95% das crianças menores de 5 anos, até o fim da campanha que segue até o dia 9 de setembro.

“É preciso que os pais tomem consciência da importância da vacinação das crianças. Elas representam a forma mais eficaz de prevenir doenças, dentre elas, a poliomielite, que é uma doença contagiosa aguda, causada por um vírus que se aloja no intestino e, nos casos mais graves, pode provocar paralisias musculares. Portanto, é essencial que os responsáveis procurem os pontos de vacinação para proteger esse público tão vulnerável”, explica a secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza.

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) com menor de adesão à Campanha da poliomielite são UBS Porto Dantas (Bairro Porto Dantas), com 6.51% de doses aplicadas; UBS José Machado de Souza (Bairro Santos Dumont), com 9,07%; UBS José Quintiliano da Fonseca (Bairro Santos Antônio), com 11,37%; UBS Ministro Costa Cavalcante (Bairro Inácio Barbosa), com 11,76%; UBS Elizabete Pita (Bairro Santa Maria), com 12,32%; UBS Eunice Barboza (Bairro Coqueiral), com 12,84%; UBS Antônio Alves (Atalaia), com 13,11%; UBS Carlos Hardmam (Bairro Soledade), com 13,11%; UBS Edézio Vieira de Melo (Bairro Siqueira Campos), com 13,37% e UBS Walter Cardoso (Bairro Veneza), com 13,42%.

Outras estratégias foram montadas para aumentar a cobertura, como a vacinação em escolas e creches municipais, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), por exemplo.

“Estamos vacinando nos três shoppings da capital e nas unidades de saúde e, além disso, estamos fazendo um levantamento que viabilizará uma busca ativa das crianças que estão aptas, mas ainda não receberam a vacina”, enfatiza Waneska.

Campanha nacional

As crianças de 1 e menores de 5 anos estão sendo vacinadas indiscriminadamente com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico. As crianças menores de 1 ano de idade se vacinam conforme as indicações do Calendário Nacional de Vacinação, com a VIP.

Os pais ou responsáveis devem levar documento com foto, caderneta de vacina, documento da criança e comprovante de residência.

A vacina está sendo ofertada nas 43 Salas de Vacina das Unidades Básicas de Saúde (UBS), no ponto de vacinação fica no Colégio Marechal Henrique Teixeira Lott, no bairro América, das 8h às 16h, e nos três shoppings da capital, das 10h às 17h.

Fonte: Agência Brasil

 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais