População deve ter cuidado com animais peçonhentos em alagamentos

(Foto: Semdec)

A Vigilância Ambiental da Secretaria de Estado da Saúde (SES) alerta para os cuidados que devem ser adotados pela população em situações de alagamentos“Estamos no auge do período chuvoso e por isso é importante tomar alguns cuidados com a presença de aranhas, escorpiões e ratos”, alertou o gerente da Vigilância em Saúde Ambiental, que integra a Vigilância Sanitária, Alexsandro Xavier Bueno.

Segundo ele, neste período, a presença abundante de água eleva o risco de disseminação de doenças infectocontagiosas, uma vez que há o risco de contato com a água de áreas alagadas e transbordamento de esgotos e córregos, já que no período essas ocorrências se tornam mais frequentes, aumentando também as chances de acidentes com animais peçonhentos.

Para orientar a população sobre os cuidados nessa época do ano,  o gerente da Vigilância em Saúde Ambiental, setor responsável pelo monitoramento dos riscos ambientais, divulga algumas recomendações a serem observadas neste período. Segundo ele, nas enchentes, os abrigos de aranhas e escorpiões ficam inundados e eles acabam desalojados. Na busca de novos abrigos, podem adentrar as casas. Assim, para que as residências não sirvam de morada para esses animais, Alexsandro orienta.

“ Bloqueie os ralos das residências, seja de pia de cozinha ou banheiro, tanques, ou mesmo os ralos de chão têm que ficar fechados, com tampa, tela ou dispositivo de abrir e fechar; os vãos entre o chão e as portas da casa têm que ser fechados, usando dispositivos para a vedação de porta; Tomadas e interruptores também servem de acesso. Deixe-as bem tampadas. Não se esqueça de observar se há furos ou frestas que permitam acesso de animais em paredes, forros ou telhados e, caso haja, busque meios de vedá-los imediatamente.

Ratos

Em situações de enchentes e inundações, a urina dos ratos, presente em esgotos e bueiros, mistura-se à enxurrada e à lama das enchentes. Qualquer pessoa que tiver contato com a água ou lama contaminada poderá se infectar. A Leptospira penetra no corpo pela pele, principalmente se houver algum ferimento ou arranhão, causando a leptospirose.

Os principais sintomas são:

– Febre, dor muscular (panturrilha), náuseas e vômitos, cefaleia, icterícia (pele e mucosas amareladas).
– Use equipamentos de proteção como botas e luvas ou até mesmo sacos plásticos, caso tenha que entrar em contato com a água de inundações;
– Mantenha os alimentos armazenados em vasilhames tampados e à prova de roedores.
– Acondicione o lixo em sacos plásticos e em locais elevados do solo, colocando-o para coleta pouco antes do serviço de coleta passar.
– Retire e lave os vasilhames de alimento dos animais de estimação todos os dias antes do anoitecer, pois ele também pode ser contaminado pela urina do rato.
– Mantenha limpo e desmatado os terrenos baldios.
– Feche buracos de telhas, paredes e rodapés para evitar o ingresso dos ratos para dentro de sua casa.

 

Com informações da SES 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais