Por falta de repasse federal a vacinação contra a raiva é reduzida

As doses serão enviadas para os Estados que possuem maior risco de transmissão da raiva (Foto: Prefeitura de São Cristóvão)

A Prefeitura de São Cristóvão por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que a tradicional campanha de vacinação contra a raiva este ano será reduzida, priorizando a área rural.

O motivo é que o Ministério da Saúde não fez o repasse das vacinas para o Estado de Sergipe. As doses serão enviadas para os Estados que possuem maior risco de transmissão da raiva (Ceará, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte). E também aos Estados que fazem fronteira com a Bolívia (Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, Rondônia e Acre).

“O Estado de Sergipe, por não estar contemplado nestes pré-requisitos recebeu um quantitativo baixo de doses, e os municípios de médio e baixo risco não realizarão a campanha este ano, devendo se restringir a aplicações em zonas rurais”, explicou a coordenadora de Vigilância Ambiental da Diretoria de Vigilância e Saúde de São Cristóvão, Elis Correia.

Ainda de acordo com a coordenadora o número de doses obtidas com o Governo do Estado foi bem inferior ao de anos anteriores. “São Cristóvão foi classificado como município de médio risco. Conforme orientado, a aplicação das doses irá acontecer em alguns bairros, priorizando as localidades da zona rural da cidade, antes recebíamos uma média de 13 mil doses, esse ano só nos foi repassadas 4 mil. Nossa proposta é que durante todo o mês de outubro os agentes de Combate a Endemias percorram as áreas, aplicando as doses nos animais das residências visitadas ou em locais pré agendados com a comunidade”.

O Ministério da Saúde informou em nota que somente os municípios prioritários, ou seja, aqueles que tiveram confirmação de casos de raiva em animais receberão as doses para a realização da campanha.

Locais contemplados

Assentamento Rosa Luxemburgo

Povoado Cardoso

Ilha Grande

Povoado Feijão

Povoado Tábua

Povoado Timbó e Timbozinho

Povoado Cajueiro e São Luiz

Povoado Nova conquista I e II

Povoado Caípe Velho

Povoado Caípe Novo/Gonçalo João 1

Povoado Candeal

Povoado Tinharé

Povoado Pedreiras/Olhos dӇgua/Bonfim

Povoado Cabrita

Povoado Várzea Grande

Povoado Umbaubá

Loteamento Várzea Verde

Granja Pitanga

Loteamento Santo Inácio

Povoado Aldeia I e II

Povoado Recanto dos Passarinhos

Povoado Aningas

Country Clube

Povoado parque Santa Rita

Povoado Colônia Miranda

Brasilinha

Povoado Rita Cacete

Assentamento Florestan Fernandes

Povoado Gravatá

Povoado Coqueiro

Povoado Carmo

Arame

Bom Jardins

Fonte: Prefeitura de São Cristóvão

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais