Porta aberta: Maternidade Nossa Senhora de Lourdes funciona 24h

0
Somente de janeiro a outubro de 2020, a Maternidade contabilizou 12.915 atendimentos. (Foto: Ascom/SES)

A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), unidade gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), funciona como porta aberta 24 horas por dia, para o atendimento a gestantes de alto risco, tanto da grande Aracaju como dos demais municípios sergipanos. As gestantes que não forem classificadas como alto risco são transferidas para outras maternidades que atendem o perfil de risco habitual.

Somente de janeiro a outubro de 2020, a Maternidade contabilizou 12.915 atendimentos. Destes, 5.758 pacientes admitidas e 7.157 receberam altas após avaliação ou foram liberadas para o pré-natal. Em 2019 (janeiro a dezembro), foram atendidas 16.270 pacientes, destas, 6.878 pacientes internadas na instituição e 9.392 pacientes não admitidas e que, por sua vez, chegaram até a unidade, tiveram o primeiro atendimento com a equipe de enfermagem obstétrica, passaram pela classificação de risco e lá foram caracterizadas, triadas como risco habitual é o que aponta o relatório gerencial das pacientes na unidade.

A gerente do Centro Cirúrgico, enfermeira Amanda Nabuco Oliveira, informa que, ao chegar à maternidade, a gestante é encaminhada para a recepção, onde requer a identificação, preenche a ficha e, em seguida, é atendida pela equipe de enfermagem. “Após esse atendimento ela é classificada como risco habitual, risco de baixa complexidade, ou risco de alta complexidade, caracterizada pelos sinais, sintomas, exames e pelas queixas principais. A paciente passa ainda por testes de HIV, sífilis, doenças sexualmente transmissíveis. Conforme o protocolo da MNSL, todas as usuárias admitidas na maternidade, de imediato realizam os testes”, disse a gerente.

Fonte: SES

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais