Para alcançar mais cães e gatos a fim de protegê-los contra a raiva, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), leva o Zoonoses na Comunidade para mais um bairro da capital: o Jardim Centenário. A vacinação antirrábica será disponibilizada, das 9h às 12h, na Unidade de Saúde da Família (USF) José Calumby Filho, para animais a partir de 4 meses.
A campanha de vacinação antirrábica começou no dia 13 de novembro e segue até o final do mês de dezembro, objetivando imunizar mais de 48 mil cães e gatos contra a raiva, cuja doença pode ser transmitida para o ser humano através de animais infectados. A vacinação antirrábica em Aracaju foi dividida em quatro fases: postos volantes, fixos, drive-thru e vacinação a domicílio, além do Zoonoses na Comunidade que amplia a oferta da imunização.
Para ter acesso, os tutores precisam se atentar que cães e gatos precisam estar saudáveis, não ter realizado procedimento cirúrgico recentemente e que não estejam em tratamento. Animais prenhas não podem ser vacinados. A vacinação pode acontecer no Centro de Controle de Zoonoses, em outro momento. Ele está localizado no bairro Capucho, onde é disponibilizado o imunizante animal durante todo o ano.
De acordo com o Ministério da Saúde, a raiva é uma doença infecciosa viral aguda grave, que acomete mamíferos, inclusive o homem, caracterizando-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%. Na capital, o último registro de infecção por raiva data de 2017 em um cão. Desde então, a Saúde de Aracaju tem intensificado a cobertura vacinal e conscientização sobre a importância do imunizante.
Fonte: Ascom/Prefeitura de Aracaju
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B