Postos de saúde estão disponibilizando vacinas contra o sarampo

Crianças devem receber três doses, uma delas é considera extra (Foto: Flávia Pacheco/SES)

A Prefeitura de Aracaju já está disponibilizando a vacina contra o sarampo para crianças com faixa etária a partir dos seis meses de idade e também para os adultos que receberam apenas uma dose, tratando-se de pessoas com até 49 anos [conheça detalhes da faixa etária, abaixo]. Todas as crianças devem ser vacinadas, cumprindo o cartão de vacinação. De acordo com informações da assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), todos os postos de saúde estão estruturados para realizar os procedimentos necessários para a imunização para este tipo de doença, que já está ocorrendo em Sergipe. A imunização é assegurada a partir da aplicação da vacina tríplice.

Antes, somente crianças a partir de um ano eram vacinadas. Mas com as mudanças de estratégia do Ministério da Saúde, todas as crianças a partir dos seis meses de idade devem ser vacinadas. A mudança foi adotada em consequência do surto de sarampo registrado nas regiões Norte e Sudeste do país. As famílias devem ficar atentas e buscar o atendimento nos postos de saúde mantidos pela Prefeitura de Aracaju para vacinar as crianças, principalmente aquelas que desejam viajar.

Conforme alerta da Secretaria de Estado da Saúde, a vacina é dispensada para pessoas com idade superior a 49 anos. O período de vacinação está classificado em três fases:

Dose zero – Crianças a partir dos seis meses de idade – tida como dose extra

Primeira dose – Crianças com um ano de idade

Segunda e última dose – Crianças com um ano e três meses de vida

Adultos

A segunda dose tem validade para toda vida, segundo esclarecimentos da Secretaria Municipal de Saúde. Os adultos que já receberam as duas doses da vacina, já estão imunizados. Não havendo necessidade de uma terceira dose para estas pessoas, segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde.

Mas quem tomou apenas uma dose da vacina, seja criança ou mesmo já na fase adulta, devem ficar atentos e ser vacinados nos postos de saúde. Entre os 30 anos e 49 anos, há necessidade apenas de uma dose da vacina. Não sendo mais necessária a vacinação para aquelas pessoas com mais de 49 anos de idade.

por Cassia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais