Prefeitura assegura vacinação em 40 Unidades Básicas de Saúde

0
No momento, 28 UBS estão com as salas de vacinação funcionando de forma rotineira, das 8h às 16h30. (Foto: Ascom/SMS)

Com calendário vacinal durante todo o ano e a campanha de multivacinação até o dia 30 deste mês, a Saúde de Aracaju oferta 44 salas de vacinação, dispostas nas Unidades Básicas de Saúde. Por causa da pandemia, quatro dessas unidades restringiram o atendimento para casos de síndromes gripais e estão com a sala de vacina fechada: Geraldo Magela, Ministro Costa Cavalcante, José Machado e Onésimo Pinto.

No momento, 28 UBS estão com as salas de vacinação funcionando de forma rotineira, das 8h às 16h30. Outras 12 unidades estão com horário de atendimento estendido até às 18h30. São elas: UBS Hugo Gurgel, UBS Augusto Franco, UBS Francisco Fonseca, UBS Fernando Sampaio, UBS Dona Jovem, UBS Max Carvalho, UBS Santa Terezinha, UBS Antônio Alves, UBS Manoel de Souza, UBS Joaldo Barboza, UBS Cândida Alves e UBS José Calumby.

Sendo um serviço porta aberta, o usuário que necessita receber alguma dose de imunização, ou ainda atualizar o calendário vacinal, deve se dirigir à qualquer uma dessas unidades. Para ter acesso, o usuário é orientado a apresentar o cartão ou caderneta de vacinação e o cartão SUS. É importante que o cidadão chegue ao local pelo menos uma hora antes do fechamento da sala de vacina, para que o acesso ao serviço não seja prejudicado.

“O serviço está disponível nessas unidades, que estão preparadas para atualizar as doses, mesmo quando o usuário não está munido do cartão. Mas vale ressaltar que a apresentação desse documento é muito importante, visto que nele consta todo o histórico vacinal do usuário”, destacou a coordenadora do Programa de Imunização da SMS, Ilziney Simões.

Para aqueles que não possuem cartão do Sistema Único de Saúde, e consequentemente não tem cadastro no sistema CadSUS, a orientação é buscar sua unidade básica de referência para a realização do cadastro. Munido do documento de identificação, CPF e comprovante de residência, o usuário faz o cadastro na UBS. Com o cartão, ele tem acesso aos diversos serviços que são ofertados pelo sistema de saúde.

Campanhas de Vacinação

Aracaju aderiu à Campanha Nacional de Multivacinação que atinge crianças e adolescentes até 15 anos; à Campanha contra a Poliomielite (paralisia infantil), que tem como público-alvo crianças de um ano a menor de cinco anos; e à Campanha contra o Sarampo, voltada para as pessoas de 20 a 49 anos. Todas seguem até o dia 30 deste mês.

A coordenadora do Programa de Imunização da SMS alerta sobre a baixa cobertura na campanha contra a poliomielite. Do início da campanha até esta quinta-feira, 22, apenas 6.882 doses haviam sido aplicadas, o que corresponde a 20,69% da meta de 33.260 doses. Já a vacinação contra o sarampo, nesse mesmo período, já atingiu 13.226 doses aplicadas.

“Com relação vacinação contra a poliomielite, estamos com a cobertura muito baixa e isso é preocupante para o Programa de Imunização aqui em Aracaju. A campanha vai finalizar no dia 30 de outubro, e alertamos aos os pais e responsáveis para que procurem a Unidade Básica de Saúde para que seus filhos tomem a vacina. O vírus da poliomielite foi eliminado do Brasil, mas existe ainda em dois países asiáticos e por causa das baixas coberturas vacinais, esse vírus pode ser reintroduzido aqui no país, causando muitos problemas às crianças, como a paralisia infantil”, alertou Ilziney.

 

Fonte: Ascom/SMS

Comentários