Prefeitura inicia 3° etapa de Campanha de Vacinação Antirrábica

0
A terceira etapa da campanha de vacinação antirrábica acontece entre 03 e 06 de novembro. (Foto: Freepik)

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), segue com o cronograma da Campanha de Vacinação Antirrábica de cães e gatos na capital. A terceira etapa tem início nesta terça-feira, dia 03, em postos fixos espalhados na Zona Norte, no horário das 8h às 16h. Ao final do calendário, a estimativa da SMS é de imunizar 39.750 animais até o dia 6 de novembro.

A terceira etapa da campanha de vacinação antirrábica acontece entre 03 e 06 de novembro. No dia 03 a ação contempla os bairros: 18 do Forte; Dom Luciano; Japaozinho. Dia 04, as equipes estarão no Coqueiral, Porto D’antas; Soledade, Lamarão e Santos Dumont.

Dia 05, quinta-feira, a vacinação ocorre no José Conrado de Araújo e Santos Dumont. Na sexta, dia 06, será no São Carlos, Neneza I, Jardim Centenário e Bugio.

Podem ser imunizados animais com idade a partir de três meses de vida, e para fazer uso do serviço, o tutor deve apresentar o cartão de vacina do animal. Atualmente, Aracaju está classificada pelo Estado como município com baixo risco para transmissão da doença. O último caso de raiva animal registrado na capital foi em 2017.

Importância da vacina

Uma vez instalada no organismo, a doença atinge principalmente o sistema nervoso, causando sintomas como alterações de comportamento, tendo a agressividade como uma das mais características. É transmitida através da mordida, lambedura e arranhadura de animais infectados com o vírus, que é eliminado pela saliva. Os animais com raiva vêm a óbito em até 10 dias a partir do início dos sinais clínicos.

Fonte: SMS

 

 

 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais