Prefeitura promove programação especial de controle das zoonoses

Objetivo das ações é reduzir a transmissão de zoonoses e de acidentes com animais peçonhentos no município de Aracaju. (Foto: Ascom/SMS)

Na próxima quarta, dia 6, é comemorado o Dia Mundial das Zoonoses, alusivo ao trabalho dos profissionais que atuam no controle de doenças transmitidas dos animais para os seres humanos. Na capital, o trabalho é realizado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), vinculado à Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), que preparou para este mês uma série de ações de conscientização e reforço da importância desse serviço.

O objetivo dessas ações é reduzir a transmissão de zoonoses e de acidentes com animais peçonhentos no município de Aracaju. Para isso, serão realizadas orientações da população com ações educativas sobre como prevenir doenças e acidentes nas Unidades de Saúde (UBS) dos bairros com maior número de notificações; orientação com crianças nas escolas desses mesmos bairros, além do monitoramento ampliado nessas localidades para adotar novas medidas de prevenção.

“Buscamos dar visibilidade aos agravos negligenciados por parte da sociedade, mostrando sua importância para a saúde pública através de palestras acerca dos agravos, ofertas de testagens e vacina para cães e gatos, exame de parasitológico, exposição de vetores e animais peçonhentos, além dos mutirões para o controle do Aedes”, reforçou a coordenadora do CCZ de Aracaju, Marina Sena.

Programação

No dia 6, dia D da programação do mês de controle das zoonoses, serão realizados na UBS Niceu Dantas, localizada no Mosqueiro, testes rápidos em cães para detecção da leishmaniose; aplicação da vacina antirrábica em cães e gatos; realização de exames parasitológicos para detecção da esquistossomose; palestras sobre os agravos de saúde; exposição de vetores e animais peçonhentos, e distribuição de brindes para usuários. As ações terão início a partir das 9h.

Além disso, durante todo mês de julho, duas UBS receberão profissionais para palestrar sobre temas relacionados às zoonoses, bem como exposição de animais e exames para detecção da esquistossomose. São elas: UBS Celso Daniel, no Santa Maria (dia 12/7); UBS Hugo Gurgel, no Coroa do Meio (dia 14/7); UBS Madre Tereza, no Jabutiana (dia 19/7); UBS Francisco Fonseca, no 18 do Forte (21/7); UBS Walter Cardoso, no Veneza (dia 26/7) e UBS Anália Pina, no Almirante Tamandaré (dia 28/7).

O Programa Saúde na Escola também fará palestras educativas com alunos e as escolas contempladas serão Colégio Estadual Professora Áurea Melo, no Novo Horizonte (dia 7/7); EMEF Laonte Gama, no Santa Maria (dia 15/7) e EMEF Profa Letícia Soares De Santana, no Santos Dumont (dia 22/7).

Fonte: Ascom/PMA

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais