Primeira etapa da vacinação contra o sarampo termina nesta sexta

A primeira etapa termina hoje (Foto: SMS)

Nesta sexta-feira, 25, termina a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo para crianças entre seis meses e menores de cinco anos. Porém, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), alerta que, após essa data, as doses continuarão disponíveis em todas as 45 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Aracaju, de segunda à sexta, das 7h30 às 16h30.

A coordenadora da Imunização da SMS, Ilziney Simões, explica que a tríplice viral já é disponibilizada para a população na rotina das UBS, para as pessoas de um e 49 anos. “A Campanha, na verdade, é uma estratégia nacional que busca melhorar as coberturas vacinais. É responsabilidade dos pais e mães proteger suas crianças porque a única maneira de prevenção é a vacina”, destaca.

Além da vacina contra o sarampo, a equipe da Saúde aproveitou a mobilização da campanha para atualizar todas as outras vacinas de rotina, por isso a importância de levar a carteira de vacinação, documento de identificação e comprovante de residência.

“O país está em alerta, em virtude dos casos confirmados de sarampo, resultante da baixa cobertura vacinal no Brasil. Sendo assim, mesmo com o término da mobilização nacional, os pais que ainda não protegeram seus filhos, devem levá-los o mais rápido possível para realizar a imunização, pois o sarampo é perigoso e pode matar”, alerta a coordenadora.

Segunda etapa

A segunda etapa da Campanha ocorrerá de 18 a 30 de novembro, e terá como público-alvo pessoas de 20 a 29 anos. Este ano, o Ministério da Saúde focou as aplicações nas crianças e jovens adultos, porque são as faixas etárias mais acometidas pela doença. O dia D desta segunda fase também será o encerramento da mobilização nacional, no dia 30.

Fonte: PMA

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais