Psicólogo orienta pais a prestarem atenção às queixas dos filhos

(Foto: Freepik)

A rotina da criança é uma realidade em construção e que precisa de cuidado e atenção. Esse alerta é do psicólogo e gerente de Humanização do Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho, Dirceu Betti, quanto ao saber ouvir e identificar os sinais que uma criança dá quando algo errado está acontecendo com ela e muitos pais acabam desprezando ou negligenciando o mundo infantil.

“Considerem aquilo que a criança está dizendo como algo da necessidade dela e verdadeiro, porque quando você aceita vai poder fazer uma análise e discutir com ela. Se os pais desprezam o que a criança emite, acabam perdendo a chance de ajudá-la. Nesse mundo da realidade infantil para a criança é um mundo verdadeiro, se ela diz que doí, que incomoda, que sofre, é porque realmente incomoda e os adultos mantêm uma distância, elas dão sinais de que não estão bem ou alguma tristeza ou desajuste e os pais não ouvem”, explicou o psicólogo.

O meio em que a criança é criada também diz muito sobre o comportamento que ela vai desenvolver. “Se os pais são ansiosos e depressivos é dentro dessa realidade que a criança vai construir a dela, então a criança começa a apresentar sintomas que são do próprio ambiente, os próprios pais falam cuide dessa criança que ela tá com problemas. Quando você vê a criança brincar, contar história, ela tá contando a história da dinâmica familiar, aí você vê que o problema é do ambiente”, alertou Dirceu Betti.

Muitas vezes, os adultos por se manterem numa hierarquia sem valor, colocam o mundo da criança sem importância. Por isso, antes de rotular ou classificar a criança sobre o nome de qualquer sintoma ou classificação psiquiátrica ou psicológica, é importante rever a própria dinâmica familiar. “Antes de qualquer ação é importante começar a perceber qual a responsabilidade ou implicação que os pais têm no adoecimento do filho e a partir daí rever a própria dinâmica familiar”, concluiu o psicólogo.

Fonte: SES

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais