Saiba como se cadastrar para receber a vacina contra covid-19

O cadastro na plataforma VacinAju é intuitivo e simplificado (Foto: Marcelle Cristinne)

Como forma de organizar a vacinação contra a covid-19 em Aracaju, a Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), desenvolveu o portal VacinAju, para cadastro de quem precisa do código de liberação para receber a primeira dose.

O cadastro no VacinAju é obrigatório para os trabalhadores da Educação, do transporte público e profissionais das forças de segurança e salvamento. Para as pessoas com comorbidades e deficiência permanente, ou quem vai se vacinar pela faixa etária, o cadastro é opcional, só deve ser feito por quem optar se vacinar no sistema drive-thru, no Parque da Sementeira ou no 28 BC.

O cadastro na plataforma VacinAju é intuitivo e simplificado. Basta preencher o formulário com as informações pessoais e anexar cópias digitalizadas do RG (frente e verso), do comprovante de residência atualizado e dos documentos comprobatórios, variáveis a depender da categoria.

Após o cadastro, é necessário aguardar a validação dos dados, que geralmente ocorre em até 72h, e a emissão do código, que deve ser apresentado no dia da vacinação, impresso ou no celular. A aprovação do cadastro não implica na geração automática do código, que só é liberado quando a dose da vacina estiver disponível para ser aplicada.

As pessoas das categorias dispensadas da exigência do código de liberação que decidirem se vacinar nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) não precisam efetuar o cadastro, é só apresentar a documentação exigida no momento da imunização.

Passo a passo
Confira a seguir as etapas detalhadas para efetuar o cadastro no VacinAju:

1º. Acessar o site https://aracajusms.voipy.com.br/sisvacinacao ou clicar no banner “Cadastro para Vacina”, situado no parte superior do Portal da Prefeitura e, depois clicar em “Cadastro para Vacina”. O registro pode ser realizado através de computadores ou dispositivos móveis conectados à internet.

2º. Na tela inicial da plataforma, os usuários que vão efetuar o cadastro precisam clicar em “Ir para o formulário”. Já quem deseja consultar a solicitação deve clicar em “Consultar”.

3º. Ao abrir o formulário, é preciso ler atentamente as instruções e preencher todos os campos solicitados; são obrigatórios os que têm asterisco (*).

4º. Na parte inferior da tela, é necessário anexar os documentos solicitados. Além do envio das fotos frente e verso do documento de identificação e do comprovante de residência (clicando em “Selecione”), é preciso anexar os comprovantes de acordo com a categoria a qual o usuário pertence, como relatório médico para pessoas com comorbidades, por exemplo. Essa inclusão deve ser feita clicando em “Anexar arquivo” e, novamente, em “Selecione”.

5º. Após a inclusão dos documentos, é preciso clicar na caixinha de seleção “Li e concordo…” e, depois, no botão azul “Enviar Formulário”.

6º. Para acompanhar a validação do cadastro e emissão do código, é preciso voltar à tela inicial do VacinAju e clicar em “Consultar”. Na tela seguinte, é preciso digitar o número do CPF e clicar em “Consultar”.

Fonte: AAN

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