São Cristóvão inicia campanha de vacinação do sarampo em fevereiro

0
O primeiro momento da campanha ocorre entre 10 de fevereiro e 13 de março (Foto: Marcelle Cristinne)

A Secretaria Municipal de Saúde de São Cristóvão inicia em fevereiro a campanha nacional de vacinação contra o sarampo. Dividida em duas etapas, o primeiro momento da campanha ocorre entre 10 de fevereiro e 13 de março, imunizando crianças de 5 anos até jovens de 19 anos de idade. O dia ‘D’ da primeira etapa acontece no dia 15 de fevereiro. A segunda etapa terá início em 3 de agosto e será finalizada em 31 de agosto. Adultos na faixa-etária de 30 a 59, poderão se vacinar. O dia ‘D’ da segunda etapa será realizado no dia 22 de agosto.

De acordo com a gerente de imunização da Secretaria de Saúde, Jussimara Cristina dos Santos, todas as unidades de saúde do município irão realizar a vacinação.  “Estamos preparadas para receber a população. Sarampo é uma doença muito grave, de contágio muito fácil, é preciso ficar atento. Nossas equipes também estarão visitando os povoados do município, de acordo com a demanda e com a programação da campanha”, explicou a gerente”.

Ela ainda destaca que a vacina contra o sarampo faz parte de uma rotina e está presente constantemente nas unidades. “A campanha serve como um chamamento, no entanto a vacina está presente nas unidades durante todo o ano, a população pode ter acesso a ela em qualquer, não é preciso esperar a campanha para se vacinar.”

O sarampo é uma doença infecciosa aguda e viral, provocada pelo morbilivirus, com elevada transmissibilidade e que pode acometer pessoas de qualquer idade. A vacina é a única forma de prevenir a ocorrência de sarampo na população, sendo a principal medida de controle da doença.

Fonte: Prefeitura Municipal de São Cristóvão

Comentários