São Cristóvão: novo centro de testagem da covid-19 começa a funcionar

O atendimento acontece de 8h às 15h, de segunda a sexta-feira. (Foto: Ascom/Prefeitura de São Cristovão)

O novo centro de testagem da covid-19 para atendimento exclusivo a pacientes com síndrome gripal começou a funcionar na praça da Matriz, no Centro Histórico de São Cristóvão nesta sexta-feira, 11. O atendimento terá como foco atender a demanda da população que apresenta sintomas da covid-19 ou que aqueles tiveram contato com casos confirmados.

O atendimento acontece de 8h às 15h, de segunda a sexta-feira, via agendamento somente para pessoas que estiverem apresentando sintomas gripais ou para quem for encaminhado pela equipe de monitoramento da secretaria municipal de saúde.

“As pessoas que são encaminhadas para cá são aquelas que apresentam algum quadro de síndromes gripais. Além disso, temos uma estratégia nova na qual testamos os contatos de pacientes positivos, então eles também são encaminhados para realizarem o teste aqui”, afirma a coordenadora da Equipe de Investigação e Monitoramento de São Cristóvão, Duanne Marcelle,

“Importante frisar que no caso de contatos de pacientes positivos que são assintomáticos, quem faz esse o agendamento são os monitores. O monitor entra em contato com o paciente positivo, pega o nome e telefone dele, os contatos recebem a ligação e são encaminhadas para realizar o teste. São esses mesmos monitores que ligam para a equipe de testagem e fazem o agendamento. Também atendemos os pacientes que são encaminhados pelas equipes de saúde da família, se eles estiverem com algum sintoma”, explica a coordenadora.

De acordo com Karolyn Dias, enfermeira do centro de testagem, o centro realiza no momento apenas a coleta do exame RT-PCR, exame considerado como o principal método a ser aplicado para detectar o vírus e confirmar a covid-19.  “No momento estamos fazendo apenas a coleta do RT-PCR. Para a população que ainda não conhece, o exame é feito com a inserção do swab, que tem a forma de um contonete, com a inserção nas duas narinas. Introduzimos em aproximadamente 5 cm e fazemos a coleta nasofaríngea”, explica ela.

“Acaba sendo um pouco incômodo pois é uma inserção nas narinas, mas é muito importante pois o RT-PCR é o exame mais fidedigno em relação ao resultado. Ele também possui um tempo de realização: é preconizado que se faça entre o terceiro e o sétimo dia de sintomas”, ressalta a enfermeira.

Para Leiliane de Oliveira Silva, arquiteta que realizou o exame, apesar do incômodo, o teste é extremamente importante. “Fazer o exame de teste para o covid-19 é um ato de responsabilidade com o próximo, é a melhor forma de garantir o controle da doença caso apresente os sintomas. Apesar do desconforto momentâneo da introdução do swab no nariz, o esforço vale a pena para garantir a segurança dos que estão em contato com você, tanto no trabalho como em casa”, afirma.

Fonte: Ascom/Prefeitura de São Cristóvão

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais