São Cristóvão receberá apoio do Instituto Votorantim e do BNDES

0

São Cristóvão foi uma das 43 cidades do país selecionadas pela 2ª edição do edital ‘Municípios Contra o Coronavírus’, do Instituto Votorantim e do BNDES. Com isso, o município receberá horas de mentoria, consultoria e apoio técnico para o planejamento e atuação direcionadas ao enfrentamento da pandemia nos aspectos relacionados às áreas de saúde, assistência social e econômica. O edital não prevê repasse financeiro.

O apoio técnico remoto ocorrerá pelo período de até quatro meses, podendo ser prorrogado conforme a necessidade e a disponibilidade de recursos, por especialistas nas áreas de gestão e de saúde. De acordo com a diretora de vigilância e atenção à saúde de São Cristóvão, Mayra Oliveira, a Secretaria de Saúde fez inscrição no processo, sendo selecionada por cumprir os critérios determinados no edital.

Segundo Mayra, a partir da orientação, será possível verificar ações que foram realizadas e deram certo em outros municípios do país. “Eles fazem o diagnóstico de outros municípios semelhantes ao nosso e a partir da mentoria eles poderão trazer essas experiências positivas, para saber se podemos implementar aqui, da mesma forma que podem levar nossas ideias para outros locais. O principal objetivo desse apoio é melhorar nosso enfrentamento a Covid-19, na tentativa de reduzir o número de casos e óbitos”, informou a diretora.

A mentoria tem o intuito de que os municípios contemplados alcancem algumas metas: ter um comitê de crise que monitore as informações e tome decisões ágeis e eficientes; garantir que a população tenha acesso a informações corretas e atualizadas; e captar e destinar, de forma eficiente, os recursos para enfrentamento da crise fiscal/econômica causada pelo avanço da Covid-19.

Além disso, a orientação também visa que os municípios garantam o atendimento ao cidadão e o encaminhamento ao sistema de saúde de municípios polos próximos, em caso de necessidade, e busquem controlar o avanço da epidemia, considerando medidas de prevenção, tratamento, orientação e normatização de conduta dos cidadãos, com base nas recomendações técnicas do Ministério da Saúde, OMS e outros órgãos relevantes.

Além de São Cristóvão, os municípios de Barra dos Coqueiros e Nossa Senhora do Socorro também foram contemplados no estado de Sergipe.

Fonte: Prefeitura de São Cristóvão

Comentários