Saúde alerta para prevenção de doenças comuns no verão

Verão é período de férias, praia, viagens e muita diversão (Fernando Frazão/Agencia Brasil)

Verão é período de férias, praia, viagens e muita diversão. Com a estação mais esperada do ano também surgem uma série de cuidados que devemos ter com as doenças do período, decorrentes do calor e das mudanças de temperatura, a exemplo de micoses, insolação, desidratação, infecções gastrointestinais e as arboviroses.

Como forma de prevenção, a Prefeitura de São Cristóvão por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alerta para os cuidados necessários com a alimentação, a higiene e o armazenamento de água que devem ser redobrados no período.

Segundo a coordenadora da Vigilância de Saúde Ambiental, Elis Correia, esse é um momento do aumento de casos de diarreia, desidratação, insolação e dengue. “O período é propício para uma série de doenças e precisamos ficar atentos já que a alteração do clima contribui para alguns agravos”.

Ela ainda destacou que as doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti, como dengue, zika e chikungunya podem ser evitadas. “O mosquito encontra no período quente e úmido as condições ideais para proliferação. Com as chuvas comuns neste período também crescem os focos de água parada. A prevenção é sempre o melhor remédio e acontece ao evitarmos lixos espalhados que podem acumular água, não armazenando água em casa e claro, utilizando repelente. Apresentando febre e pelo menos mais dois sintomas de dengue é necessário procurar a Unidade de Saúde mais próxima”

A coordenadora de vigilância sanitária Cátia Patrícia Ferreira falou, que o primeiro passo para evitar problemas de saúde no verão é manter uma boa alimentação e se hidratar. “Isso é fundamental. É necessário sempre saber a procedência do alimento consumido e tomar bastante liquido. Muitas pessoas comem na rua e nas praias e é preciso ficar atento aos alimentos vencidos ou sob refrigeração inadequada, e também atenção com relação ao gelo de procedência duvidosa. Estas são algumas das formas de contaminação mais corriqueiras no verão”, afirmou.

Fonte: Prefeitura Municipal de São Cristóvão

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais