Saúde de Aracaju inicia campanha Outubro Rosa

(Foto: Ascom SMS)

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), inicia o mês de outubro com a campanha nacional de prevenção e conscientização para a detecção precoce do câncer de mama e câncer de colo do útero, o Outubro Rosa. O objetivo é divulgar informações sobre o câncer de mama e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença.

Com o tema “A um toque do cuidado”, a Saúde de Aracaju, através da Rede de Atenção, realizará no dia 21 deste mês, o Sábado Saudável, que acontecerá das 8h às 13h, em oito Unidades Básicas de Saúde. São elas: Augusto Franco (Farolândia), Elizabeth Pita (Santa Maria), Ministro Costa (Jardim Esperança), Adel Nunes (América), Dona Jovem (Industrial), José Augusto Barreto (Japãozinho), Anália Pina (Almirante Tamandaré) e Dr. José Calumby (Jardim Centenário).

A secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza, salienta que neste mês a busca ativa de mulheres com a doença é potencializada concomitante às ações realizadas ao longo do ano. “Estamos iniciando um mês de conscientização com foco nas mulheres em relação ao câncer de mama e também ao câncer de colo de útero, e é muito importante que tenhamos todos os órgãos públicos integrados nessa campanha. Desta forma, durante o Outubro Rosa, relembramos diariamente a sociedade que precisamos fazer a busca ativa de mulheres, para agir de forma imediata, exatamente a fim de evitar que elas cheguem aos nossos serviços de saúde com a instalação do câncer já avançada. Obviamente que trabalhamos com a busca ativa o ano inteiro, conscientizando as mulheres por todo esse período, mas no mês de outubro intensificamos as recomendações de autoexame, exames de rotina, diagnóstico precoce e tratamento também precoce”, destaca a gestora.

Na programação do Sábado Saudável serão disponibilizados serviços de saúde voltados ao combate do câncer de colo de útero, câncer bucal e exames para diagnóstico de HIV, Sífilis e Hepatites B e C, bem como teste rápido de gravidez e atualização do cartão vacinal para o público em geral; exame citopatológico de colo de útero – prioridade para faixa etária entre 25 a 64 anos; exame clínico das mamas e agendamento de mamografia – prioridade para faixa etária entre 50 à 69 anos; agendamento de Ultrassonografia de mama e transvaginal; Academia da Cidade; educação em saúde com residentes/estudantes e profissionais sobre temas voltados ao combate do câncer de mama, colo de útero e bucal.

O Outubro Rosa é destinado a mulheres entre 25 e 64 anos que já tiveram atividade sexual, para exame preventivo ao câncer de colo do útero; e mulheres entre 50 e 69 anos a cada dois anos, o exame de mamografia, para detecção de câncer de mama. No entanto, os serviços de consulta odontológica para avaliação de câncer bucal, testes rápidos de HIV, Hepatites B e C, e atualização da caderneta de vacinação serão disponibilizados para a população em geral.

Fonte: Ascom SMS

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais