Saúde lança Camisildo Bike para chamar atenção sobre a prevenção

A ideia criativa foi desenvolvida pelo técnico do Programa de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, HIV/Aids e Hepatites Virais, da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Almir Santana (Foto: Valter Sobrinho/SES)

Sergipe é o primeiro estado do Brasil a ter uma bicicleta com uma camisinha em fibra de vidro. A ideia criativa foi desenvolvida pelo técnico do Programa de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, HIV/Aids e Hepatites Virais, da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Almir Santana, tem o objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção às infecções sexualmente transmissíveis.

“Estamos no momento em que as pessoas estão relaxando muito com relação à camisinha. Aí pensei em uma forma criativa, já fizemos no passado o carro em forma de camisinha, temos o Camisildo, que tem uma camisinha no teto e eu sempre tive o pensamento de fazer uma adaptação para a bicicleta. No início, a ideia seria uma bicicleta em forma de camisinha, mas é muito trabalhoso, muito difícil de fazer, além de ficar pesada, já que seria também fibra de vidro. Então eu idealizei essa camisinha adaptada para a bicicleta”, disse Almir Santana.

A camisinha Bike foi lançada no último domingo, 29, no passeio ciclístico Maio Amarelo ‘Juntos salvamos vidas’, realizado pela SES. Além dessa ferramenta criada para chamar atenção da população, a Secretaria de Estado da Saúde dispõe do Camisildo, veículo com uma (camisinha em fibra no teto) e a Unidade Móvel Fique Sabendo, veículo utilizado para a realização de testes rápidos nos ‘quatro cantos do Estado’.

“É uma maneira bem humorada, como aconteceu com o veículo Camisildo, de divulgar a camisinha em locais abertos. Pretendo utilizar em outros passeios ciclísticos e em locais públicos. Percebi que ela [Camisildo Bike] chama atenção e era isso que eu queria. No passeio ciclístico do domingo, as pessoas que estavam na rua pediram camisinha. Tanto que eu perdi sequência do passeio, quando passei no mercado tinha muita gente pedindo. Acho que a ideia deu certo e já tem alguns estados querendo conhecer o projeto. É uma ideia antiga que coloquei em prática, inovadora e genuinamente sergipana. Como aconteceu com o carro, nunca houve um carro em forma de camisinha no mundo. A criação do camisildo nos levou a ganhar um prêmio em um congresso no México, sobre AIDS”, destaca o médico sanitarista da SES

O projeto Camisildo Bike foi desenvolvido pelo setor de infraestrutura da SES e vem como uma ferramenta para ocupar os espaços públicos. Junto com a equipe da secretaria levará à sociedade assuntos voltados à educação sexual. “Não é só porque a camisinha bike está passando, isso gera um debate, as pessoas perguntam como está a Aids, como está o HIV e as pessoas começam a perguntar sobre sexualidade, então essa brincadeira aparente, gera uma discussão, um debate, um questionamento. Não é só o fato de passar uma bicicleta. Com isso eu paro, faço uma roda de conversa, explico como é que uso a camisinha corretamente e gera outras demandas, é uma maneira de atrair as pessoas”, reforçou.

Fonte: SES

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais