Saúde no Parque: ações de promoção a saúde acontecem em Aracaju

Grupo de Teatro Cones participou da ação (Foto: Infonet)

O Parque Augusto Franco está sendo palco de mais uma edição do Projeto “Saúde no Parque”, ação que busca promover a saúde e estimular as pessoas a adotar hábitos saudáveis. O evento, que é aberto ao público e gratuito, acontece até as 19h com atrações musicais, teatrais, sorteios, realização de exames e orientação médica.

Em alusão ao Dia Mundial da Saúde, comemorado no dia 7 de abril, a 2ª edição do Saúde no Parque traz uma proposta voltada para a mudança de hábito. “Estamos propondo hoje que as pessoas mudem pelo menos um hábito, pode ser beber água, trocar o elevador pela escada, ajudar a alguém, sair para bater papo com o amigo, ou seja, fazer coisas que façam bem a si mesmo ou a outra pessoa”, conta Denise Tavares, presidente da Unimed Sergipe.

As crianças também aproveitaram para se divertir (Foto: Infonet)

Durante a ação, a população tem acesso a testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite B e C, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, orientação nutricional, médica e fisioterapêutica, além da prática de esportes e apresentações musicais e teatrais.

A procura pelos testes rápidos está grande, muitos idosos, inclusive, buscando fazer os testes, o que para mim é uma surpresa muito boa, porque os idosos acham que não são vulneráveis. Esse é um evento que tem um público bem diversificado e essa população nos interessa muito”, ressalta Dr. Almir Santana, gerente do programa IST/Aids, da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

A empregada doméstica, Fátima Alves, aproveitou a oportunidade para fazer os testes rápidos. Ela conta que nunca fez esse tipo de exame. “Ações assim são importantes porque facilita o acesso das pessoas a exames, a ter orientação médica e temos também a oportunidade de tirar nossas dúvidas”, diz.

A comerciante acredita que ações para promover a saúde são importantes (foto: Infonet)

Rosângela Almeida, comerciante, resolveu passear no parque e aproveitou para visitar os stands. “Eu acho que toda ação voltada para melhoria da qualidade de vida é importante. Ações assim devem ser promovidas sempre, tanto por empresas quanto pelo poder público”, afirma.

Por Karla Pinheiro

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais