SE iniciará vacinação de autistas e pessoas com Síndrome de Down

Municípios farão levantamento de informações sobre quantitativo da população com Síndrome de Down e autismo (Foto: Marcelle Cristinne/SMS)

A vacinação em pessoas com autismo e Síndrome de Down está na lista de prioridades do Governo do Estado em virtude da maior vulnerabilidade ao contágio da Covid-19. Em reunião extraordinária com Conselho de Secretários Municipais de Saúde, a secretária de Estado da Saúde, Mércia Feitosa, pactuou com os municípios a antecipação da vacina contra a Covid-19 para as pessoas com idade a partir dos 18 anos desses dois grupos (autismo e Síndrome de Down).

A ideia é iniciar a vacinação desse grupo já a partir da próxima semana. “Com a chegada de mais vacinas, nesta sexta-feira, vamos utilizar a reserva técnica para aplicar nessa população. Ou seja, não iremos mexer no quantitativo de primeira e segunda doses, descrito pelo Ministério da Saúde, e sim da reserva técnica. Com a antecipação da vacina, a gente está reconhecendo assim, o maior risco de agravamento e óbito nessas pessoas pela infecção da Covid-19”, disse Mércia Feitosa.

A secretária de Saúde solicitou aos representantes dos municípios agilidade no levantamento de informações sobre quantitativo da população com Síndrome de Down e autismo. “Nós enviamos um formulário eletrônico para os municípios. Precisamos saber quantas pessoas temos com autismo e com a Síndrome para que possamos enviar os imunizantes”, disse a secretária.

Em Aracaju, a Secretaria Municipal da Saúde realizará, na segunda-feira, 12, reunião com as instituições que atuam junto às pessoas com Síndrome de Down e com as pessoas com Autismo, com o objetivo de assegurar conforto e máxima organização na imunização deste grupo.

No caso de Itabaiana, segundo informação divulgada pela Prefeitura, as pessoas com Síndrome de Down, com idade a partir de 18 anos, receberão  primeira dose da vacina neste domingo, 11. O imunizante será administrado das 8h até as 16h no Ponto de Vacinação da Avenida Dr. Luiz Magalhães, em frente a Acese, tanto no sistema Drive Thru (para quem possui carro) quanto para pedestres, e no CAPS AD Santo Onofre, anexo à Clinica de Saúde da Família, no Bairro Porto. É necessário está munido do CPF, RG, Cartão do SUS, Caderneta de Vacinação e comprovante de residência.

Com informações da SES

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais