Secretária Waneska Barboza explica cobertura vacinal em Aracaju

“O que atesta a celeridade da vacinação é o uso das doses recebidas”, ressalta a secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza (Foto: Marcelle Cristinne)

Com uma logística eficiente, a Prefeitura de Aracaju está imunizando a população contra a covid-19 de maneira célere, cumprindo rigorosamente o Plano Municipal de Vacinação. Das 25.930 doses da vacina (para aplicação da 1ª dose) repassadas ao Município, 19.896 já foram utilizadas, ou seja, 76,72% do total recebido até o momento.

Apesar dessa celeridade, quando comparada com o total de habitantes da cidade, 664.908 mil pessoas, a campanha de imunização contra a covid-19, coordenada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), atinge apenas 2,99% da população aracajuana. Isto significa que o ritmo do processo de vacinação não pode ser mensurado a partir do que se chama cobertura vacinal da população, mas levar em conta o número de doses da vacina que Aracaju recebeu.

Para a secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza, para além do índice de cobertura vacinal, “é preciso observar o quantitativo de doses disponibilizados para cada município”. “A depender do quantitativo recebido, um município pode ter aplicado menos doses que Aracaju, percentualmente, e ainda assim ter uma cobertura vacinal maior”, ressaltou.

E isso está evidente também a nível estadual. Sergipe, apesar de ser o estado brasileiro que mais utilizou as doses repassadas pelo Ministério da Saúde – 83,81% do total -, cobriu somente 2,11% da população, enquanto o Amazonas, estado com a maior cobertura vacinal, utilizou somente 46,34% das doses que recebeu e alcançou 6,04% da população.

“É justamente esse índice de cobertura vacinal o que tem provocado análises equivocadas sobre os dados da imunização contra a covid-19, pois não é o percentual da população já vacinada que atesta a celeridade ou a morosidade da campanha de vacinação, mas sim o percentual de uso das doses recebidas”, pontua a secretária da Saúde.

Absenteísmo

Em Aracaju, mesmo com a celeridade imprimida pela SMS, que tem permitido avançar ordenadamente a campanha entre os grupos de idosos acima de 60 anos, o alto índice de absenteísmo entre os profissionais de saúde tem impedido o atingimento das metas estipuladas para este público. Apenas nesta terça-feira, 2, esse índice chegou ao patamar de 78%, ou seja, dos 465 profissionais agendados, somente 102 compareceram.

Para imunização desses profissionais, salienta Waneska Barboza, a capital recebeu 23.639 doses, quantitativo corresponde a 73% do universo de profissionais que atuam no município, meta estabelecida para esta campanha.

“Mas apesar do elevado índice de absenteísmo, 15.806 profissionais de saúde já foram imunizados, o que representa o alcance de 66,8% da meta preconizada pelo Ministério da Saúde”, frisa a secretária ao refutar a falsa lentidão no processo.
Idosos

A Secretaria da Saúde de Aracaju iniciou, na terça-feira (2), a fase de imunização da população de idosos com idades entre 80 e 89 anos. Na etapa anterior, vacinou, no prazo estabelecido, 100% dos idosos acima dos 90 anos e dos que têm mais de 60 anos e estão institucionalizados (residentes em lares de longa permanência), e acamados que estão nessa mesma faixa etária.

Para isso, a SMS mantém a logística de vacinação no formato de drive-thru, no Parque da Sementeira, e disponibiliza as doses do imunizante em todas as Unidades Básicas de Saúde – com exceção das quatro UBSs com atendimento exclusivo para síndromes gripais.

Waneska ainda ressalta que “o que atesta a celeridade da vacinação é o uso das doses recebidas. Quem divulga que Aracaju está com uma vacinação lenta e que não possui logística não conhece os números atuais. Somente no primeiro dia da segunda fase de vacinação de idosos (85 a 89 anos), a capital vacinou 1561 idosos em ações nas Unidades Básicas de Saúde e drive-thru”.

Fonte: SMS

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais