Seminário vai discutir os cuidado às pessoas com doenças crônicas

O público- alvo são os profissionais e gestores da Atenção Primária da Saúde dos 75 municípios sergipanos (Foto: SES)

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza nos dias 13 e 14, às 8h30, no auditório da Faculdade Pio X, o I Seminário Integrado das Áreas de Atenção à Saúde – Tecendo a Rede para Promover Bem Estar nos Ciclos de Vida, com o apoio da Fundação Estadual de Saúde (Funesa).

O encontro tem o objetivo de fortalecer a Política Nacional de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas e a de Atenção Integral a Saúde do Homem, bem como qualificar o processo de trabalho da Atenção Primária com vistas à promoção da saúde e a prevenção da morbimortalidade precoce por doenças crônicas.

O público- alvo são os profissionais e gestores da Atenção Primária da Saúde dos 75 municípios sergipanos. Porém, por se tratar de um seminário com foco na atuação multiprofissional, a SES recomenda a participação dos trabalhadores que atuam na Estratégia Saúde da Família (ESF), nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família ( NASF), nos Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e nos programas Melhor em Casa e Academia da Saúde.

Os temas estão voltados para as doenças em condições crônicas como diabetes, hipertensão, cardiovasculares e câncer, além de violência e acidente na saúde do homem. “Este seminário integra as redes e as áreas de Atenção à Saúde para que a gente possa unir forças com o objetivo de fortalecer as políticas e com isso também qualificar os processos de trabalho na Atenção Primária para que possamos garantir a promoção à saúde e qualidade de vida para a população”, enfatizou a Referência de Gestão da Rede de Atenção à Pessoa com Doença Crônica, Kátia Valença.

A expectativa é a de que este será um grande seminário, com a participação dos municípios e áreas das secretarias de Estado de Saúde, Educação e Inclusão Social. O evento será aberto no dia 13, com apresentação cultural da Orquestra Sinfônica Jovens da Comunidade São Carlos, regida pelo maestro Gustavo Andrade.

Na sequência, uma programação que promete discussões prósperas em torno das temáticas. A palestra magna vai abordar “Promoção de Práticas Alimentares, Atividade Física e Prevenção do Câncer (40’)” e será proferida pelo Referência Técnica Estadual de Alimentação e Nutrição, Ronaldo Cruz. Em seguida, ainda pela manhã, serão apresentadas experiências exitosas no cuidado do diabetes.

Palestras, oficinas, mesas de debate, talk show (programa de entrevista em que uma pessoa ou um grupo de pessoas se junta e discute vários tópicos que são sugeridos e moderados por um ou mais apresentadores) e apresentações culturais irão comporá programação do seminário.

Fonte: SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais