Sergipe irá importar 46 mil doses da vacina Sputnik V

Sergipe poderá importar 46 mil doses do imunizante russo (Foto: Reuters)

O Estado de Sergipe aguarda a publicação oficial da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) prevista para essa segunda-feira, 7, para dar andamento às tratativas para a importação do imunizante russo, Sputnik V.

A Avisa autorizou na última sexta-feira, 4, em caráter excepcional e temporário, a importação da Sputnik V, mas impôs algumas restrições para o uso do imunizante. Cada estado poderá importar a quantidade de doses equivalente a 1% da sua população.

Além de Sergipe, que poderá importar 46 mil doses, Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco e Piauí comprarão as doses do imunizante russo. De acordo com o Governo do Estado, em março foi assinado, pelo Governo de Sergipe, o contrato com o Fundo Soberano Russo para aquisição de doses da vacina Sputnik.

O Governo afirma que seguirá todas as recomendações da Anvisa e do Ministério da Saúde para a vacinação da população. A Procuradoria do Estado de Sergipe (PGE) aguarda a publicação oficial da Anvisa, prevista para esta segunda-feira, para dar andamento às tratativas para a importação da nova vacina.

Restrições

A orientação da Anvisa é que os governadores dos estados e os responsáveis pelas vacinas terão de assinar um termo de compromisso com as restrições. Entre elas, a vacinação apenas de pessoas de 18 a 60 anos, que não sejam gestantes ou tenham dado à luz recentemente; não tenham comorbidades; não tenham recebido transfusão de sangue nos últimos três meses nem tenham feito tratamento contra câncer nos últimos três anos.

Os rótulos da vacina precisam ser traduzidos para o português e os lotes têm que ser produzidos nas fábricas já vistoriadas pela Anvisa. A vacinação só pode ocorrer em centros de referência e as doses devem ser rastreadas, para monitorar possíveis efeitos adversos. Se alguma reação for notificada, o uso dessas vacinas pode ser suspenso imediatamente.

Por Karla Pinheiro com informações da Anvisa

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais