Sergipe já realizou duas captações de múltiplos órgãos em 2023

Secretaria de Saúde contabilizou doações de quatro córneas, um rim e um coração

O ano de 2023 começou com um grande marco na saúde em Sergipe e esperança para os pacientes que esperam por transplante de órgãos. Neste início de ano a Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Central Estadual de Transplantes, realizou duas captações de múltiplos órgãos. No Hospital São José foram captadas duas córneas e um rim, já no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) foram captadas duas córneas e um coração.

Isto representa a participação de mais hospitais no processo de doação e captação de órgãos no estado, possibilitando maior oferta de órgãos e tecidos para os pacientes listados, reduzindo o tempo de espera. O transplante é uma modalidade terapêutica que depende essencialmente do doador.

Em Sergipe, segundo dados do Sistema Nacional de Transplantes (SNT), no ano de 2022, houve um recorde de doadores de órgãos e tecidos. Foram 35 doadores de múltiplos órgãos e 84 doadores de tecidos – córneas ópticas e tectônicas. Segundo a enfermeira da Central Estadual de Transplantes, Eliana Oliveira Hora, o estado vem avançando em captações e realização de transplantes. “Realizamos quatro transplantes de rim com doador vivo e 173 transplantes de córnea, com doadores falecidos. Além disso, ofertamos, por meio da Central Nacional de Transplantes, um coração, 64 rins e 35 fígados”, ressalta.

Existem dois tipos de doadores de órgãos, o doador em vida e o doador após ser diagnosticado com morte encefálica. O doador vivo pode doar um rim, medula óssea (se compatível, feita por meio de aspiração óssea ou coleta de sangue); parte do fígado (em torno de 70%) e parte do pulmão (em situações excepcionais). Já um único doador falecido pode salvar mais de oito vidas, podendo doar coração, pulmão, fígado, os rins, pâncreas, córneas, intestino, pele, ossos e válvulas cardíacas.

Hospitais

Em Sergipe, os hospitais que realizam transplantes de órgãos são o Hospital Universitário de Aracaju – autorizado a realizar transplante de rim e de córnea; Hospital de Cirurgia – autorizado a realizar transplante de fígado e rim (aguardando a contextualização dos procedimentos pela SES); Hospital de Olhos de Sergipe, Núcleo de Laser e Cirurgia Ocular, Instituto de Olhos Cristiano, Hospital de Olhos Rollemberg Gois e Ocular Day – autorizados a realizar transplante de córnea.

Fonte: Ascom SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais