Sergipe realiza Dia “D” de vacinação contra a covid-19 no sábado, 25

(Foto: Valter Sobrinho/ SES)

O Dia D da vacinação contra a Covid-19 será realizado no próximo sábado, 25 , em Sergipe e contará com a participação de todos os 75 municípios do Estado. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), o objetivo da ação é aumentar a cobertura vacinal de primeira dose (D1) na população com 18 anos a mais e o secundário, de intensificar a aplicação da segunda dose (D2) e avançar com a imunização dos adolescentes. 

“A gente viu a necessidade de dar uma incrementada na cobertura vacinal de Sergipe, uma sacudida. O dia D deste sábado é um chamamento para aquelas pessoas que ainda não receberam a primeira dose e daquelas que faltaram à segunda dose”, afirma a secretária de Saúde Vaneska Barbosa.

De acordo com a secretária de Saúde, até os municípios que estão com a cobertura vacinal elevada deverão participar. “Existem municípios que alcançaram uma cobertura vacinal de 98% na primeira dose e há alguns que estão abaixo dos 70%. Isso quer dizer não há, no momento, uma homogeneidade de cobertura vacinal, o que nos leva a mobilizar a população que ainda não foi imunizada para que procure uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e se vacine, porque precisamos elevar essa cobertura e assim quebrar a transmissão do vírus”, afirmou.

Segundo a secretária, 178.392 mil pessoas no Estado ainda não tomaram a primeira dose, mas a campanha de vacinação tem alcançado o propósito: “reduzir o número de casos, de adoecimentos graves, de internação e óbito”, destacou.

Cenário de Imunização

De acordo com o diretor de Vigilância em saúde, Marcos Aurélio Góes, a cobertura geral com a primeira dose para os jovens de 18 anos a mais só alcançou taxa superior a 95% em sete dos setenta e cinco município sergipanos, vinte e três estão com taxa de 90% e 95%, vinte e quatro estão entre 85% e 90% e os outros vinte e dois estão com taxa inferior a 85%. Por outro lado, “a cobertura geral da primeira dose é de 68,07%; que 19 municípios estão com uma cobertura vacinal geral superior a 70% da população; 31 deles estão entre 65% e 70%; 21 entre 60% e 65%; e quatro municípios estão na faixa dos 60%”, destaca.

Com informações da SES

 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais