Sergipe recebe 4.680 doses da vacina da Pfizer nesta segunda, 03

0
A recomendação é que todas as doses sejam utilizadas para a primeira aplicação (Foto: Pixabay)

O Ministério da Saúde confirmou nesta segunda-feira, 3, que o estado de Sergipe receberá pela primeira vez doses de vacina da Pfizer/BioNTech. De acordo com o 15º informe técnico da pasta, ao todo 4.680 doses serão destinadas ao estado sergipano. A recomendação é que todas as doses sejam utilizadas para a primeira aplicação.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que o voo com os imunizantes está previsto para chegar a Aracaju por volta das 14h35. Estão previstas também, segundo o Ministério da Saúde, a chegada de 66.500 doses de imunizantes da Astrazeneca (Fiocruz).

Armazenamento

O Ministério da Saúde orienta que, neste momento, a vacinação com o imunizante da Pfizer seja realizada apenas em unidades de saúde das capitais brasileiras, de forma a evitar prejuízos na vacinação e garantir o esquema vacinal de 12 semanas entre uma dose e outra, já que o imunizante necessita de baixas temperaturas para o armazenamento.

“Ao serem enviados aos estados, os imunizantes estarão expostos a temperatura de -20°C. Nas salas de vacinação, onde a refrigeração é de +2 a +8°C, as doses precisam ser aplicadas em até cinco dias”, explicou o informe técnico.

Primeira e segunda dose

No total, o ministério da Saúde recebeu 1 milhão de doses dos imunizantes da Pfizer/BioNTech na última quinta-feira, 29 de abril. A partir desta remessa, serão enviadas 499,5 mil doses para a primeira aplicação, divididas de forma proporcional e igualitária entre todos os estados e Distrito Federal. As doses para a segunda aplicação serão distribuídas nas próximas semanas.

por João Paulo Schneider
Com informações do MS

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais