Serviço de apoio psicológico remoto é disponibilizado em Aracaju

Com o objetivo de ampliar as possibilidades de escuta qualificada e cuidar da saúde mental dos aracajuanos durante a pandemia de coronavírus (covid-19), e a consequente necessidade de quarentena, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), lançará nesta segunda-feira, dia 6, o Serviço de Apoio Psicológico Remoto, via número de telefone 3304-3599.
As ligações serão repassadas via aplicativo para os psicólogos que compõem a Rede de Atenção Psicossocial (REAP). Serão disponibilizados, no total, 34 profissionais, sendo 17 no turno da manhã (das 08h às 14h) e 17 no turno da tarde (das 14h às 20h).
A intenção é lidar com os efeitos que o período de quarentena podem causar na mente das pessoas, os fatores estressores associados à pandemia e às reações advindas destes: ansiedade, medo, pânico, preocupação intensa com a sua saúde e de familiares que podem ter sido expostos à covid-19; mudanças no padrão do sono e alimentação; aumento do uso de álcool, tabaco e outras drogas, dentre outros.
O cuidado com as implicações emocionais durante esse período de quarentena é imprescindível para a manutenção do bem estar. “A Psicologia tem papel importante no trabalho de educação em saúde, para prevenção e, ainda, para ações psicoeducativas relacionadas às mudanças comportamentais e às questões relacionais e comunitárias, especialmente na Atenção Básica do Sistema Único de Saúde (SUS). Há um importante papel da Psicologia também no acolhimento ao contexto geral de ansiedade e preocupação da população e ressaltando a importância das fontes oficiais e especializadas”, ressalta a coordenadora do Reap, Chenya Coutinho.
Embora o serviço esteja sendo disponibilizado para a população em geral, está entre os objetivos da adoção da plataforma auxiliar os trabalhadores dos serviços de saúde, públicos e privados, que tenham vivenciado ou estejam vivenciando situações geradoras de estresse e ansiedade por conta do enfrentamento à pandemia.
Na prática, a gestão municipal busca prover a todos, em especial aos afetados mais diretamente, tudo que é necessário para ultrapassar esse momento difícil com a maior tranquilidade possível.

 

Fonte: Prefeitura de Aracaju  

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais