Servidores da FHS anunciam paralisação de 24h em sete municípios

Segundo o presidente do Sintasa, Augusto Couto, até o momento a FHS não procurou a categoria para uma conversa (Foto: Sintasa)

Os servidores que trabalham na Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), representados pelo Sindicato dos Trabalhadores na Área da Saúde do Estado de Sergipe (Sintasa), decidiram paralisar suas atividades, por 24 horas, no dia 1º de outubro, nos municípios de Aracaju, Tobias Barreto, Lagarto, Capela, Nossa Senhora da Glória, Estância e Nossa Senhora do Socorro. Segundo a categoria, a paralisação é motivada pela falta de avanço nas negociações de alguns direitos, a exemplo da implantação definitiva do Plano de Emprego e Remuneração (PER), novo acordo coletivo e reajuste salarial. No dia, haverá ainda ato em frente ao Hospital Regional Nossa Senhora do Socorro, das 7h às 9h.

Segundo o presidente do Sintasa, Augusto Couto, até o momento, a FHS não procurou a categoria para uma conversa. “Estamos à disposição para ouvir o outro lado. Mas até agora nenhum sinal de diálogo”, afirma. Ainda segundo ele, os servidores estão há seis anos sem reajuste salarial e carente de outros direitos. “Também estamos sem Acordo Coletivo e com o Plano de Emprego e Remuneração parado”, acrescenta.

A deliberação da greve foi tomada durante uma assembleia, na última quinta-feira, 19, realizada no Hospital de Socorro, e que foi acompanhada pelo diretor de Recursos Humanos da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), Ives Deda. Na ocasião, além de assuntos internos, foi abordada a pauta da situação do não cumprimento do PER, aprovado há anos, mas que não foi implantado na prática, segundo o Sintasa.

SES

A Secretaria de Estado de Saúde, pela assessoria de comunicação, explica que no final de 2018, os empregados da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) foram cedidos para Secretaria de Estado da Saúde (SES). “Desse modo, com a perda de autonomia da FHS para discutir as pautas sindicais, essa obrigação foi transferida para Administração Direta, que nunca se recusou em iniciar as tratativas de diálogo com a categoria que representa os trabalhadores. Esta semana já tem reunião agendada entre a SES, a FHS e a Secretaria de Administração (SEAD) para dar início à mesa de negociação”, diz nota.

por João Paulo Schneider
Com informações do Sintasa 

A matéria foi alterada às 8h40 do dia 24/09 para acréscimo da nota enviada pela SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais